sábado, 31 de maio de 2008

DIA DO PESCADOR

Esquecer hoje o Pescador era um sacrilégio.
Não por ser uma profissão. Antes por ser uma vocação.
Porque ninguém sabe olhar o mar como olha um
pescador e não há escola onde se aprenda a cheirar tempestade em tempo bonançoso, ou professor que ensine a navegar em noite escura, eu sempre achei que se nasce pescador.
Mas porque ele é, também, o símbolo da Força que fez esta terra de mar, o que mais me entristece é perceber que, da forma como corre a maré, num futuro muito próximo, Peniche passará a celebrar um qualquer dia tecnocrata.
E que, nesse dia, o único Pescador de Peniche será a sua estátua no Largo da Ribeira; provávelmente a chorar... lágrimas de mar !

sexta-feira, 30 de maio de 2008

ENERGY - Touro Vermelho

Apesar de pouco concordar com o facto de uma bebida supostamente energética vir embalada numa lata azul (assim como não percebo o porquê da água das pedras vir em garrafa verde ... será que até os industriais das bebidas não gostam do vermelho ?).
Bem, por causa do dia da energia (ontem), lembrei-me deste simbolismo.
Haja saúde, e com asas ... hip, hip, urred !

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Comparações Energéticas

ENERGIA»»»»»»»»PETRÓLEO»»»»»»»»COMBUSTÍVEIS»»»»»»»»
21 Aumentos de Preço em Portugal só em 2008

E A GENTE VAI RIR DE QUÊ ???


Ao menos, em España, a gasolina é mais barata
e vendida com outra consideração ...!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Memórias de Maio

Em Portugal, há 82 anos, a crise financeira da época, a participação na 1ª Guerra Mundial, os receios do socialismo marxista russo e o mau relacionamento Estado/Igreja, causavam grande instabilidade política e emocional.

Os militares de maior patente, e de formação católica, ansiavam pelo regresso a valores morais e éticos menosprezados pelo regime “republicano-maçónico”, catalizando, entre eles, a ideia de um movimento politico anti-regime, que originasse um "governo forte" para melhor defender os interesses nacionais em moldes tradicionais.

Para o dia 28 de Maio de 1926 estava marcado para Braga uma reunião católica (Congresso Mariano), que congregaria naquela cidade importantes figuras políticas e militares, desde o republicano Cunha Leal ao "conspirador" general Gomes da Costa.

Na madrugada desse dia, inicia-se a sublevação com grande apoio civil: uma coluna militar chefiada por Gomes da Costa parte sobre Lisboa, pondo fim à Primeira República, dando origem ao período da Ditadura Militar. Suspensa a Constituição de 1911, o país fica mergulhado num interregno constitucional.
A ditadura que se instaurou foi um passo para que António de Oliveira Salazar aparecesse como salvador da pátria, enquanto Ministro das Finanças, ao resolver a crise financeira até então instaurada em Portugal. A sua ascensão levou o país ao conhecido período do Estado Novo, a uma reforma Constitucional radical - com a Constituição de 1933, autoritária (seguindo modelos fascistas), à criação do partido único - a União Nacional, símbolo desse autoritarismo, assim como à criação de uma polícia política, que controlava e reprimia toda a actividade política dos cidadãos.

Hoje, algumas semelhanças políticas e emocionais justificam o clima depressivo em que vivemos. Mas, daí a sonhar pelo regresso à época salazarista …?

Isso nunca poderá ser um sonho. Será sempre, sempre, sempre um pesadelo !


terça-feira, 27 de maio de 2008

Feriado da Casa

Logo hoje, dia de Santo Eutrópio ...
Logo hoje, que o aniversário da Ivette Sangalo me dava para fazer um brilharete video-musical...
Mas afinal tudo isso é secundário.
A importância de hoje é dar um blog'abraço de parabéns ao meu Djiigs !

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Burrito's balls

Hoje, uma anedota que sempre ouvimos contar como "de alentejanos", é aqui apresentada em italiano com tradução para inglês.
Efeitos da globalização...



Falta-lhe o sotaque, mas não perdeu a piada !


domingo, 25 de maio de 2008

O Regresso do Kalimero (II)

Ontem, Pedro Santana Lopes, o ainda líder parlamentar do PSD descreveu José Sócrates como "um socialista de meia-tigela".DN.25/05/2008

Claro que ele fala assim, porque sabe que o seu amigo Jorge Sampaio - "socialista de tigela inteira" - está reformado ...

sábado, 24 de maio de 2008

ESPREITADELAS

Eu sei, eu sei ... já a minha catequista me dizia que "espreitar é feio"!
Mas o que é que querem, é irresistível !

quinta-feira, 22 de maio de 2008

STREET RACING

Ora aí está mais um "desporto" praticado em Peniche : "Street Racing" !

IP6/Rotunda Porto de Lobos em 22/05/2008 ás 01,30 H

Testemunhado, mas sem filme . Por isso, aproveito uma amostra retirada do YouTube só para nos irmos habituando :


A crer na "malta da noite", parece que já não é a primeira vez . E, se a moda pegar, o Mégane do Tó vai virar "Redline - GT NitroTurbo"... Ele não vai perder a boleia para mais uma encenação, não vai não !

quarta-feira, 21 de maio de 2008

COFFEE BRAKE

Maio é o mês do coração. A medicina, durante muito tempo, considerou que o consumo de azeite, peixe gordo (sardinha e atum), vinho, chocolate e café, acarretava malefícios para "a máquina". Depois, a evolução tecnológica foi proporcionando estudos cada vez mais rigorosos sobre este precioso orgão, obtendo resultados que, gradualmente, permitiram, não só despenalizar essa lista de "malditos", como passá-la a recomendação (em consumos moderados) da medicina preventiva cardiovascular.
Por isso, se quizerem beber um cafézinho, "no problema"!
Porém, se fôr um café com leite - "pingo" do Norte, ou "garoto" do Sul - cuidado ...
Mas, vá lá, experimentem... com pouco açúcar - se não fica muuiito doce!


segunda-feira, 19 de maio de 2008

Gaivotas, Pombos & Cª Lda.

Como se não chegasse a poluição por dejectos das gaivotas que continuam a pairar sobre o centro da cidade, agora temos também o pombo e a rolinha que voam, voam e ... pimba ! É porcaria por todo o lado - em cima de pessoas e bens !
Como se sabe, há uma postura municipal que proíbe alimentar estas aves.
Mas, tal como no trânsito, nesta terra, a impunidade dos transgressores é que parece ser lei !

domingo, 18 de maio de 2008

Gostei muito de te ver Leãozinho ...

Tanto criticaram, tanto choraram ... que o "sistema" funcionou !
E, se há poucas semanas era pouca a esperança de acabar a época em tranquilidade, a verdade é que o Snr. Cunha, aproveitando a inibição do uso de cheques ordenada ao Snr. Costa, ensinou ao betinho-mor como é que a "coisa" funcionava e, mais cabaz de fruta, menos grade de vinho alentejano, gata aqui gata ali, o resultado foi o que se viu.
E, o pior é que, por causa do "novo sistema" - a crer nas declarações de nacionalismo bacoco feitas ontem - não deve faltar muito para surgir qualquer coisa a norte do Mondego.

Ah ! já agora, e mudando de assunto, parabéns ao Sporting !

sábado, 17 de maio de 2008

FDSEMANA

Malta, este sábado é o início do fdsemana (não faz parte do novo acordo ortográfico, é mania), e, se não se quizerem encafuar num museu – como hoje/amanhã é politicamente correcto, se não vos apetecer dar uma voltinha ao Parque Desportivo dos Pocinhos (já que andam para aí com umas dúvidas de merda para lhe dar nome, fica assim; como era dantes) e se não houver nenhuma cerimónia cá no burgo, preparada para o “brilho”, seus emplastros e bufaria anexa, então, aproveitem a maré: mergulhem a negaça e deitem cá para fora as amarguras (quem as tiver, claro !) da vida.

Vejam e aprendam como faz o “ti Viola”.

Depois experimentem a sensação de voltar aos passatempos dos “putos de antigamente” !

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O COBRADOR DE FRAQUE



Nyon, Suíça, 16 Mai (Lusa) - O director de comunicação da UEFA, William Gaillard, explicou hoje que a eventual exclusão do FC Porto da próxima Liga dos Campeões em futebol "é uma opção em aberto" que só o Comité Executivo pode avaliar.
"Segundo informações que já recolhemos, ainda informalmente, a exclusão do FC Porto é uma opção em aberto. No entanto, a norma em causa não pode ser activada automaticamente. A última palavra competirá sempre ao Comité Executivo, se eventualmente se justificar levar o caso até essa instância", esclareceu o responsável à Agência Lusa.
A alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões impede a inscrição de um clube que "esteja ou tenha estado envolvido em alguma actividade relacionada em combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional".
Em causa está a condenação do FC Porto por dois crimes de tentativa de corrupção, uma sentença da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que não mereceu recurso dos tricampeões nacionais e que pode colidir com um dos critérios de admissão da UEFA para as competições europeias de clubes.
William Gaillard explicou que a UEFA espera primeiro que a Federação Portuguesa de Futebol envie toda a documentação relacionada com a condenação do FC Porto.
"Neste momento, esperamos que a Federação Portuguesa de Futebol nos informe oficialmente do que se passa. Mas é claro que a UEFA já conhece a condenação do FC Porto... nós lemos os jornais", ironizou.
O Benfica foi, até ao momento, o único clube que solicitou à Federação Portuguesa de Futebol que envie à UEFA a certidão da decisão da Comissão Disciplinar, que condenou o FC Porto à perda de seis pontos no campeonato que agora terminou, castigo que não comprometeu, porém, o terceiro título consecutivo dos portistas.
"Antes de, eventualmente, o Comité Executivo ser chamado a pronunciar-se, a UEFA tem de ser informada oficialmente do caso. Por isso, esperamos pela documentação da Federação Portuguesa de Futebol", repetiu o director de comunicação do organismo.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Smoking - is no fucking !

Neste país, onde a tacanhez começa a parecer epidémica, o facto de Sócrates ter fumado (julgo que cigarros), a bordo do avião fretado à TAP, durante a viagem governamental à Venezuela foi a Notícia do Dia.
Aqui d'el-rei que o 1º ministro, mais outros personagens da comitiva governamental, infringiram a a lei anti-tabágica.
"Tem de pedir desculpas ao país"- disseram uns; "deve pagar a multa prevista" - disseram outros !
Até deu para ver parlamentares de 2ª linha, em bicos de pés para a TV dando os seus bitaites...
Mas será que ninguém ainda percebeu, que na ânsia de, com esta mesquinhez, quererem (mais uma vez) tentar assassinar políticamente José Sócrates, só prejudicaram os portugueses ?
Então, acompanhem-me lá seus burros :
- Está científicamente provado que fumar provoca impotência;
- Se há impotência não pode haver coito, certo ?
- Se não há coito, não há coitados, não é ?
E, nos últimos tempos, quem têm sido os mais coitados ?

Vá lá, vá lá ... peçam desculpa ao senhor e deixem-no fumar (muito) !









terça-feira, 13 de maio de 2008

Ri-te, Ri-te ...!

Hoje mostro as fotografias dos mais recentes brinquedos móveis de algumas das estrelas do futebol mundial, publicadas pela revista norte-americana Forbes.
Como se sabe, a riqueza dos rapazes já é tão grande que podem dar-se ao luxo de ter destes super-carros para pouco mais do que tirar fotografias ou para as caçadas nocturnas. Talvez tudo não passe de vaidade, mas, como os seus níveis de felicidade vão aumentando ao ritmo alucinante da sua popularidade, tudo lhes é permitido para alimentar o ego (e às vezes o alter-ego).
É verdade que são pagos para trabalhar, mantendo o estatuto estrelado que, merecidamente, conquistaram pelas suas qualidades. Mas, sem qualquer pontinha de inveja, sinto apenas que este é mais um pequeníssimo episódio que concorre para que o Mundo esteja a ficar cada vez mais feio, e onde as pessoas, no fundo quem contribui para estes multi-milionários, me fazem questionar (lembrando a velha história da hiena) e então ... riem de quê ?

segunda-feira, 12 de maio de 2008

HEIL COSTA !!!


Se dúvidas houvesse sobre quem seguiria o FCPorto na classificação final da 1ª liga do futebol nacional, na passada 6ª feira tudo ficou claro ao serem tornadas públicas as sanções desportivas da Comissão Disciplinar da Liga relativas aos processos de corrupção abertos com base nos inquéritos que correm nos Tribunais Civis.
Sem querer justificar as merecidas classificações finais de TODOS os clubes, acho que este tipo de decisões não se devia saber, ou sequer suspeitar, a 48 horas da jornada decisiva para o acesso à liga dos campeões (ou, melhor dizendo, à liga dos milhões), mais a mais estando particularmente envolvido um dos clubes mais "castigados" pela Liga. Pergunto eu, como provávelmente, se perguntaram muitos adeptos benfiquistas e vimaranenses: com que ânimo jogariam os atletas do Boavista, sabendo que o clube estava condenado à descida de divisão ? Não bastavam os salários em atraso ?

Feito o desabafo, concluída a 1ª fase deste processo "Apito Final" (a 2ª fase /recurso vai seguir), e encontrados os (1º; 2º e 3º) campeões nacionais, LFScolari vai hoje eleger os convocados para a Selecção Nacional. Agora, o país desportivo vai-se entreter com aquelas "coisitas" preparadas para o defeso futebolístico e com as outras modalidades "menores" até 7 de Junho - quando começar o Europeu de futebol.


A não ser que o "Apito Dourado" se ouça, ou alguém faça ouvi-lo ... Tal como este, lembram-se ?

domingo, 11 de maio de 2008

Hoje é que é ...

Vozes amigas chamaram-me a atenção para o tempo que gasto "agarrado" ao computador (net).
De facto o vício é assim mesmo: são os outros que, primeiro, nos alertam e nós, ou aceitamos o aviso, ou deixamos a dependência crescer até nos tornarmos crónicos.



Por outro lado, hoje o dia está carregado de stress futebolístico que o final do campeonato antecipa, e exige arejamento psicolóligo.
Então, daqui a pouco, vou pegar na auto-caravana e ... aí vou, estrada fora. Se conseguir chegar ao destino, vou "esbichar" um franguito "fast-food, intervalo com um passa-brasas de meia hora (sou capaz de dar uma espretadela ao portátil) e, depois, logo se vê (quem ganha o grande campeonato da liga de 2007/2008: dos SEGUNDOS, claro!)
Até logo !

sexta-feira, 9 de maio de 2008

PEARL BEATLE


Uma pérola "beatleana".
Assim, limpo e seco.

Obrigado companheiro ZM.Amorim !

quinta-feira, 8 de maio de 2008

TARANTINO - À Prova de PopCorns

Quentin Tarantino é para mim um dos (poucos) realizadores americanos que ainda me fazem ver o cinema "made in USA".
Cinematográficamente subversivo, baralha técnicas, reparte influências e dá eloquência aos diálogos, apresentando normalmente produtos finais que são um hino à irreverência
Ontem vi o seu recente
"À Prova de Morte" - talvez um filme menor se comparado com "Pulp Fiction" porque é sem dúvida um filme de puro entretenimento. No entanto entre as cenas dançantes, " Lap Dance" deste novo filme é francamente a ganhadora.
O resto fica para quem já o viu ou o vai ver. Porque, não sendo um "vintage ou reserva" não deixa de ser uma fábula feminista, contada de modo surpreendente, ao puro estilo Tarantino: que, como eu gosto de dizer, "nem dá para comer as pipocas!"
(um estúpido sub-negócio que teima em proliferar pelas salas de cinema).

quarta-feira, 7 de maio de 2008

VAI UMA SUECA(DA) ?

Terminada a visita a Portugal dos reis da Suécia, já posso aqui manifestar-me, sem receio de qualquer incidente diplomático, contra a forma como el-rei Carlos e el-rainha Sílvia trataram sua filha e duquesa de Helsíngia, Madalena Teresa Amélia Josefina Bernadotte, nesta viagem real.
Ora, é sabida a preferência das suecas pela (lá) chamada "Europa de segunda", ou melhor, pelos países latinos, ou, melhor ainda, pelo nosso Portugal. Desde que esteja sol para as aquecer e pô-las bem coradinhas, elas querem lá saber do nosso PIB(inho) ou do nosso elevado índice de pobreza - de carteira e de espírito ...! Pior. Neste particular, a princesinha está a graduar-se em etnologia na universidade de Estocolmo.
E o que fizeram os reais paizinhos ? Só isto: deixaram-na ficar em casa - neste caso, no palácio - impedindo-a de se vir aquecer e corar ao nosso sol e, ao mesmo tempo, contactar com as principais etnias portuguesas (morcões, bimbos, mouros, machões, etc.) .
Como não percebia o "castigo", pesquisei a fundo os cronistas da realeza europeia e descobri que sua alteza é 187ª na linha de sucessão ao trono do Reino Unido. E...? Não vou tão longe como foi Mohamed Al Fayed, putativo ex-futuro sogro da falecida Diana, mas anda por aqui mãozinha da "british intelligence", oh yes !






E agora digam lá: acham bem ter privado todos os nossos Zézés Camarinhas desta suecada ?


terça-feira, 6 de maio de 2008

FRESCURAS

O pouco tempo de que hoje disponho para blogar, obrigou-me, de novo, a dar uma vista de olhos pelas efemérides na esperança de trabalhar um evento de inequívoca importância.
Mas o dia 6 de Maio é muito complicado. Tantos aniversariantes destacáveis (Robespierre, Sigmund Freud, Orson Welles, Tony Blair) fizeram com que hesitasse entre uma "caldeirada" - na minha opinião, dos cozinhados mais ordinários da culinária - e a fixação naquele que mais me desafiasse para a aventura.
Como as minhas postagens têm andado um pouco melancólicas, resolvi encostar-me ao "pai da psicanálise" e arejar um pouco o ambiente.
Ora, se foi graças a Freud que a Humanidade rompeu preconceitos e tabus na compreensão da sexualidade, aqui deixo algumas brincadeiras para bem dispôr.



segunda-feira, 5 de maio de 2008

DAS KAPITAL (ISMO) - XXI

Não se preocupem companheiros e amigos! Não me estou a "passar" !
A efeméride que hoje resolvi assinalar - o nascimento de Karl Marx em 5 de Maio de 1818 - é apenas o registo do aparecimento de um dos maiores pensadores sociais da história universal, cuja obra, para além do impacto que teve sobre todo o século XX, representa, ao mesmo tempo, um dos gritos mais agudos contra o processo de coisificação e alienação do homem, contra sua perda de humanidade.

Hoje, após o colapso de perto de um século de quase todas as experimentações das diferentes concepções do Marxismo, felizmente que o homem pode achar-se mais livre e emancipado; mas a repartição dos dividendos pela vitória do Capital sobre "Das Kapital" continua a chegar em doses miseráveis ás multidões de excluídos vítimas afónicas do novo fenómeno "globalização".
Por isso, e sem qualquer intenção que não seja a de perceber as "coincidências", aqui vai:

domingo, 4 de maio de 2008

A FELICIDADE DE TER TUDO !

Ó minha mãe, minha mãe,

Ó minha mãe, minha amada,

Quem tem uma mãe tem tudo,

Quem não tem mãe não tem nada.



sábado, 3 de maio de 2008

VELHOS SÃO OS TRAPOS (II)




A inauguração da USP - Universidade Sénior de Peniche, iniciativa da Junta de Freguesia da Conceição, foi o grande acontecimento de hoje.

Tendo como sala o auditório da CMP, após os discursos protocolares, coube ao professor doutor Vítor Gil honrar as dezenas de conterrâneos com a “primeira aula”. E que aula meus amigos !

Mesmo tratando-se da simbólica “oração de sapiência”, só um homem com a formação e estatura moral de Vítor Gil poderia “agarrar” o interesse de uma audiência tão heterogénea, por cerca de trinta minutos. O seu profundo conhecimento do Homem - corpo e espírito - aliado ás suas convicções religiosas, permitiram-lhe provar facilmente como a Felicidade é uma ambição natural do ser humano: que, por isso, tem direito a ser feliz, sempre ! Sendo neste pressuposto que surge a Universidade Sénior de Peniche.

Do Regulamento:

“A USP – Universidade Sénior de Peniche, é uma organização sem fins lucrativos que pretende responder, de forma socialmente útil, às aspirações de realização humana e de procura de saber dos munícipes de Peniche, prosseguindo os objectivos de:
- colocar à disposição dos interessados um leque de saberes que lhes permitam satisfazer as suas aspirações
de progredirem nos seus conhecimentos;

- proporcionar visitas culturais e de estudo;
- promover e criar formas de convivialidade que potenciem a fruição de uma vida com sentido,
contribuindo para:

- a melhoria do desempenho de papéis e funções sociais;
- a capacitação de um melhor uso dos recursos e estruturas sociais;
- o desenvolvimento do seu grau de interacção pessoal, grupal e comunitária e a sua descoberta de novas
formas de participação e de solidariedade social.”
A partir de agora, haja saúde e façam o favor de ser felizes !

sexta-feira, 2 de maio de 2008

PÉROLAS DISTO E DAQUILO


Tanto quanto se julga saber, esta postura municipal ainda vigora.
Por isso, é que em Lisboa, a malta do "disto e daquilo" mudou para outras zonas menos florestadas: tipo Av. da Liberdade, Av. Defensores de Chaves, Conde Redondo, Traseiras do Inst. Superior Técnico, Intendente, etc, etc...

quinta-feira, 1 de maio de 2008

"Faz calos, mas dá saúde e faz crescer (?)"




A minha homenagem aos que TRABALHAM, aos que já trabalharam e aos que não trabalham porque não os deixam ou não podem (independentemente das razões).

Os restantes ... mudem de blog !!!

E, como já estou farto das marchas sindicais, vamos sambar minha gente !