domingo, 31 de agosto de 2008

Amor Florestal


A época balnear deste ano está (calendarizado) quase no fim.

Aposto que, à beira-mar, todos nos portámos, ecológicamente, muito bem.
Para continuarmos a ser bem comportados, vamos respeitar a floresta, deixando-a viver como sugere o movimento greenpeace .
Para ver e ouvir - de mentes abertas:

sábado, 30 de agosto de 2008

Fascínios da Língua Portuguesa

O presidente estava preocupado com o seu jovem e brilhante adjunto que, depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar - nem para almoçar - começou a ausentar-se ao meio- dia. Então, o presidente contratou um detective e disse-lhe:

- Esta semana siga o Dr. Mendes, durante a hora do almoço.

O detective, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
- O Dr.
Mendes sai normalmente ao meio-dia, pega no seu carro, vai a sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes charutos e regressa ao trabalho.
Responde o presidente:
- Ah, bom, antes assim ! Não há nada de mal niss
o.

O detective pergunta-lhe:
- Desculpe, posso tratá-lo por tu?
- "Sim, claro!" - respondeu o presidente surpreendido.


- Então vou repetir: o Dr. Mendes sai normalmente ao meio-dia, pega no teu carro, vai a tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes charutos e regressa ao trabalho.


sexta-feira, 29 de agosto de 2008

The American Nightmare ?

"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais".
(Martin Luther King - 28/08/1963)


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Bull Sheet

As queixas dos ingleses.
O anúncio da agência francesa FFL Paris para a Orangina, que contém alguma carga sexual com as animações a brincarem em plena floresta, foi lançado no Reino Unido no mês passado após ter tido sucesso em França.
A Advertising Standards Authority, entidade que regula a publicidade no Reino Unido, recebeu mais de 170 queixas contra o conteúdo do filmes.
(In: Meios & Publicidade)




Cento e setenta queixas (entre as quais deverão estar Harry Potter e a D. Camila P. Bowles) em 60 milhões de habitantes parece ser importante ...
Por causa deste falso puritanismo da sociedade britânica é que os seus adolescentes/holligans são considerados "persona non grata" por essa Europa fora.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ad hominem

Das leis de Organização e Investigação Criminal e de Segurança Interna, promulgadas pelo Presidente da República resulta a criação de um secretário-geral de Segurança Interna, equiparado a secretário de Estado e nomeado pelo Governo, com competências de coordenação, direcção, controlo e comando operacional da investigação criminal. Sendo nesta figura que se concentram todos os poderes. E todas as críticas.

Se as críticas da Oposição fazem parte do desempenho normal dos partidos políticos, já as opiniões dos representantes de alguns dos principais agentes da Justiça Portuguesa levantam dúvidas de carácter preocupantes. No jornal Correio da Manhã de hoje lê-se:

- António Martins, da Associação Sindical dos Juízes diz: “O todo-poderoso secretário- geral depende do Governo e tem acesso a toda a informação, numa clara violação do princípio da separação de poderes executivo e judicial» E dá o exemplo: “para uma figura assim, é irrelevante o crime do cidadão comum. Mas não a corrupção e os crimes económicos que podem tocar aos políticos. Terá acesso a uma informação muito apetecível", sobre "buscas realizadas ou a realizar, escutas ou contas bancárias", diz. Nestes casos, a salvaguarda dada pela lei é só "um descargo para consciências muito débeis e pias", porque "é óbvio que não pode exercer o cargo sem acesso a toda a informação".

- António Cluny, do sindicato dos Magistrados do Ministério Público, diz que as consequências desta mudança vão depender "da atitude que o procurador- -geral da República quiser ter “em relação a esta nova figura. Ou seja, os resultados negativos da nova legislação ficam dependentes "do carácter e independência" das pessoas que ocuparão os cargos. “Mas é evidente que estão criadas as condições para haver subordinação da Justiça à segurança interna e ao poder executivo”.

Mesmo não acreditando na influência da introespecção, é claro que alguma razão lhes assistirá sobre o questionado, Se calhar, muitos cidadãos têm a mesma percepção e há muito que (re)clamam por competência, honestidade e independência na administração do Estado, esquecendo esses valores enquanto indivíduos, mesmo quando se vêem ao espelho …

Por isso talvez seja difícil percebermos o porquê de tantas dúvidas sobre o “carácter e independência” virem de representantes de duas poderosíssimas corporações em que nos habituámos a “confiar cegamente” - independentemente de sabermos que são seres humanos e, portanto, susceptíveis ás mesmas chagas do cidadão comum.

Porque, acredite-se ou não: perfeito, perfeito, só houve Um; e mesmo assim foi cruxificado junto a assassinos e ladrões !

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

VANESSAS



V. MAE



V. DA MATA








V. HESSLER
V. HUDGENS


Como é que fomos nessa de chamar Vanessa à nossa menina ?

sábado, 23 de agosto de 2008

Natural & Mystic Confusion

Pequim, 23 Ago (Lusa) - "Os jamaicanos, desvalorizaram hoje as constantes alusões ao doping e explicaram que os controlos à equipa são "cada vez mais intensos".
"A questão do doping preocupa-nos bastante e, com o crescimento da nossa equipa, somos cada vez mais controlados. Durante estes Jogos, fomos alvo de mais de 90 análises", disse Mike Fennell - presidente do Comité Olímpico Jamaicano - desvalorizando as insinuações e lembrando que a Jamaica se preparou com muita qualidade para a sua presença olímpica".


Ao mesmo tempo, e segundo a agência de notícias brasileira "A Globo" , a ministra dos Desportos da Jamaica, Olívia Granje, em nota emitida no site oficial do governo, comparou o velocista Usain Bolt - recente campeão olímpico e recordista mundial nas corridas dos 100 e 200 metros em Pequim - ao lendário Bob Marley. Naturalmente, apenas e só pela sua influência na elevação do reconhecimento mundial da cultura jamaicana.

Quando tudo parecia explicado e percebido (?) eis que Wellesley Bolt, pai do super-campeão, volta a baralhar o mundo quando, questionado sobre o segredo do filho (Usain Bolt) para os feitos olímpicos, lançou: "É a mandioca". (in: Folha de S. Paulo)


E a planta da mandioca, parece-se com quê ?





É muita confusão não é ?

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Foto-Bresson


O mundo da fotografia celebra hoje o centenário do nascimento de Henri Cartier-Bresson, na opinião de muitos, o maior fotógrafo de todos os tempos e o pai do fotojornalismo.



A mim, simples "curioso" da modalidade, o que mais me impressiona na sua obra são os extraordinários enquadramentos fotográficos.





Para ele "uma fotografia é uma questão de moral. Deve ser o reflexo fiel do momento do disparo. Esse é o momento da verdade do verdadeiro fotógrafo. E a verdade apenas surge quando estão no mesmo ponto de mira a vista, o coração e a mente".



Por isso é que recordar H.C.Bresson passa a celebração de uma efeméride. Rever a sua obra é recuar até ao preciso momento e local de cada uma das suas fotos e sentir tudo quanto ali estava.




quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ignorância de Gema

Nelson Évora é o MAIOR PORTUGUÊS DO MOMENTO !
Subscrevo. A felicidade de saber que Portugal é, hoje, falado no Mundo por boas razões só nos faz bem ao ego, alter-ego e superego.
As emoções tomaram conta de todos durante as primeiras horas desta tarde. Por isso admiti o equívoco (?) de um repórter da rádio, relatando de Pequim o feito olímpico, ter chamado ao atleta um português-de-gema ...
É verdade que para ser português não é preciso nascer em Portugal. Mas, e sem qualquer preconceito racista, como é que um individuo nascido na Costa-do-Marfim, filho de pais cabo-verdeanos, pode ser português de gema ? Só por brincadeira ... E, com estas coisas da raça não se brinca. Nem nos blogues !
Claro que este meu reparo é efémero. Para a história olímpica o que vai ficar é o primeiro lugar do Nelson no Triplo Salto nos Jogos de Pequim.
Feito que vai constar na história do desporto nacional porque foi alcançado por um português, como eu, de alma e coração.
Obrigado, Nelson !

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

OS QUEIROZIANOS

"Não há lugares cativos na selecção"
«A selecção não é uma casa nem um espectáculo com lugares marcados», mas «uma equipa que não pode ser feita dos jogadores que chegam aqui primeiro», pelo que «quando entender que um jogador deve estar, ele vai estar», disse Carlos Queiroz. (Agência Lusa)

Desta vez é que vão fechar os camarotes de empresários futebolísticos que existem nos estádios.. A ver vamos !!!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O viagra do (não) trabalho

Numa altura em que toda a gente critica as performances dos nossos olímpicos, eis a solução ... Especialmente para aqueles que gostam do "desporto na caminha" como o nosso campeão (?) do lançamento do peso !!!


O futuro: trabalhar sem fazer nada !!!

domingo, 17 de agosto de 2008

Ser benfiquista !

Nesta sexta-feira (feriado) um adepto ferrenho do Benfica fez questão de pedir a namorada em casamento, no relvado do estádio da Luz, perante cinquenta e seis mil espectadores.

No seguimento desta iniciativa, parece que já está autorizado um velório para o dia do próximo jogo com o FCPorto ...

sábado, 16 de agosto de 2008

Pobreza de Espírito

Tenho por princípio nunca pagar entradas (acima das simbólicas) em museus, castelos, exposições, etc. pertencentes ao estado português, e por isso desconheço grande parte do nosso património histórico-cultural.

Julgo até, que o direito à Cultura consagrado como fundamental na Constituição Portuguesa não tem merecido a devida correspondência pela maioria dos governos da nação que, de forma continuada, se têm recusado a assumir o papel interveniente do Estado na promoção do livre acesso à fruição cultural.

Para mim não faz sentido ter de pagar para conhecer o que (também) é meu ou é (também) por mim sustentado.

A título de exemplo, vejamos apenas o caso de uma visita ao Parque e Palácio Nacional da Pena em Sintra. Preço: 7 € + 12 € »» 19 €uros/pessoa.

Se, nos tempos que correm, uma família de quatro pessoas for a Sintra e, perante esta “despesa cultural”, antes optar por um pacote de queijadas e quatro cafés – gastando pouco menos de um décimo … será uma família de tesos, de incultos ou de pimbas e sei lá mais o quê. Mas será, com certeza, uma família portuguesa com direito a “alimentar o espírito” conhecendo o que é seu.

E depois, admiram-se (?) que as telenovelas, as revistas cor-de-rosa, os jornais desportivos e a sub-cultura virtual sejam as preferências nacionais ..! Ou será que manter a ignorância de um povo é garantir a sobrevivência das elites ?

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Polícia e Segurança

Comecei o dia de hoje no aeroporto de Lisboa a lidar com o lado mais quadrado da Autoridade. A de farda azul, óculos ray-ban chineses, pistola assustadoramente bem á vista e boca cheia de insolência e má educação - atitudes próprias da prepotência fascista que, pensava eu, "já era" ...

Redondamente enganado !

Eles (ou essa mentalidade) ainda aí andam, agravando o sentimento de insegurança que se vive no país. Não é porque a Polícia mata quem sequestra, rouba ou agride que eu me sinto mais seguro. Eu preciso é de uma Polícia que saiba, em primeiro lugar, que ninguém está acima da Lei - nem mesmo os seus agentes. Porque qualquer um deles, antes de mais, é tão cidadão como eu - com os mesmos direitos e, fundamentalmente, os mesmos deveres.

Ora, assim partidos dos mesmos pressupostos, quem deles abusar ou iniciar uma relação de forma intimidante é que deverá ser o fora-da-lei.

Polícia ou não.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Eu gosto é do Verão ! (2)


O Verão é isto: desprocupa-nos, torna-nos mais leves, corrrompe as nossas defesas deixando que apetites pecaminosos nos assaltem.
Sinceramente, quem é que, nesta época, não devora uns petiscos suculentos, mesmo daqueles tipo hiper-colesterol ? Quem resiste a um verdinho ou a uma cerveja bem refrescantes, mesmo que descontrolantes do ritmo cardíaco ? E quem nega um olhar lascivo-brincalhão (mesmo disfarçado) para os "bronzes imaculados" que navegam pelas ruas ou encalham no areal, mesmo à frente dos nossos óculos ?
É claro que há sempre os mais mentirosos, os mais "certinhos", os que pecam e logo se arrependem para pecar logo a seguir; enfim... chamem-se o que quiserem, mas que o Verão nos faz mais gulosos e libertinos, lá isso faz !
Não quero fazer com este BLOG qualquer atentado à decência e bons costumes. Mas hoje é um daqueles dias estivais em que me sinto (ainda) mais descarado e embalado pela malícia sonora da nossa música popular do momento.
Por isso, desculpem a brejeirice e esta auto-flagelação antecipada nos meus momentos de glória !
Venham de lá a imperial e os mexilhões !!!


terça-feira, 12 de agosto de 2008

PREFERÊNCIAS

Portugueses preferem sexo a futebol

"Estudo realizado em 17 países europeus coloca os portugueses no topo dos mais activos.

Cerca de 83% dos portugueses prefere praticar sexo a assistir a um jogo de futebol,conclui um estudo realizado pelo Social Issues Research Centre (Centro de Pesquisa de Assuntos Sociais) em 17 países europeus.

Os dados colocam os portugueses como os mais activos da Europa, ao contrário dos espanhóis que preferem ver futebol. Neste caso, o desporto-rei impõe-se a 72% dos vizinhos espanhóis. Estes são precisamente os sexualmente menos activos da Europa, sempre que a alternativa é assistir a uma partida de futebol.

Cerca de 67% dos noruegueses também escolhe o futebol, no caso de ter de decidir. A média da Europa situa-se exactamente nos 50%: metade prefere sexo a outra opta por ver futebol. Mas aqui ficam mais alguns dados: 75% dos italianos prefere sexo a futebol, e o mesmo se passa com 73% dos franceses e 70 % dos belgas."

Pergunta do dia: Se é assim, porque não baixam cá o preço dos bilhetes

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Olim... piadas (?) - 2




Os nossos Olímpicos vão da mal a pior.
Agora foi Soraia Chaves que caiu do cavalo...

Nem na Ginástica !!!

domingo, 10 de agosto de 2008

UPGRADE


Desculpem, mas hoje estou a tratar da limpeza e actualização das memória
s.


BOM DOMINGO !

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Let's look at a trailer

Tinha prometido a mim mesmo que esta semana não recorreria mais ás efemérides para "blogar". Só que ... em 8 de Agosto de 1937 nasceu Dustin Hoffman - para mim, o Melhor Actor do Cinema, que, apesar da sua pequena estatura física, se tem evidenciado como o Grande intérprete de personagens profundamente marcadas pela "diferença" - física e/ou psicológica.
Por isso, hoje não posso deixar de lhe prestar a minha homenag
em, ou :
O tributo ao "Pequeno Grande Homem"

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Quando a Gente Gosta


Hoje, a minha homenagem vai para o aniversariante Caetano Veloso - um verdadeiro artista da música brasileira que, muito justamente, vem conquistando a universalidade.

E, também, aos silêncios, aos segredos, aos sonhos ... à solidão !


VER DISCOGRAFIA

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

HIROSHIMA, SEM AMOR !

6 de Agosto de 1945


E, já agora :
"Pense nas crianças mudas telepáticas
Pense nas meninas cegas inexatas
Pense nas mulheres rosas alteradas
Pense nas feridas como rosas cálidas
Mas não se esqueça da rosa da rosa da rosa
Da rosa de hiroshima a rosa hereditária
A rosa com sirrose a anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume sem rosa sem nada"
Vinícius de Moraes

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Anedotas (?) de Verão

Eis, provávelmente, a explicação para a muita cerveja que se bebe antes de "ir para casa" ...

domingo, 3 de agosto de 2008

A QUEDA

Foi há quarenta anos:



Será que já não se fazem cadeiras como antigamente ?


sábado, 2 de agosto de 2008

Quem Canta Seus Males Espanta !!!

Hoje começa a Festa da Nª Sª da Boa Viagem. Cumpre-se a tradição:
A gratidão dos pescadores de Peniche à sua Santa Padroeira tem hoje o seu ponto alto com a procissão do mar.
Depois, há fado e fogo de artifício.
Passam os anos, mas Portugal continua longe de ser um país resolvido e, apesar do formato diverso, a triologia portuguesa do F (Fado, Fátima e Futebol) continua a "recomendar-se".
Por isso, vamos à Festa !!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Olim... piadas (?)

Estando a uma semana do início dos Jogos Olímpicos de Pequim, é natural que os ensaios se sucedam a um ritmo alucinante.


Neste caso, é a orquestra sinfónica que afina as músicas:



Bis, Bis, Bis !!!