domingo, 31 de agosto de 2014

Dia do Blogue


"O Blog Day, ou Dia do Blogue, foi estabelecido de forma informal no 31 de Agosto por todos os Bloggers a nível mundial. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog.
Esta data foi escolhida porque os números 31/08 se assemelham com a palavra Blog.
Foi definido que durante esse dia, bloggers de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, referenciando outros blogs que considerem interessantes.
Desta forma, os seus leitores poderão descobrir novos blogs para serem lidos, divulgando outros blogs pela internet."

Por isso, hoje, o Cerro do Cão - para além da lista dos blogues aconselhados na sua lista Outros Cerros - deixa aqui 5 dos blogs por onde também passa diariamente:

O convite fica feito. Boa visita e blogue, porque blogar é grátis e (ainda) não paga imposto!

sábado, 30 de agosto de 2014

Em Peniche sê sardinheiro

Paté de Sardinha

Ingredientes

  • Sardinha em óleo vegetal: 1 lata
  • Cebola picada: 1/2
  • Iogurte natural: 2 colheres de sopa
  • Sumo de limão: 1 colher de chá
  • Mostarda: 1 colher de chá
  • Sal: q.b.
  • Cebolinho fresco picado: q.b.
  Preparação
Escorrer o óleo da lata e retirar as espinhas às sardinhas.
Com um garfo esmagar um pouco a sardinha, desfazendo e depois adicionar os restantes ingredientes, envolvendo bem e esmagando até obter uma pasta.
Reservar no frio até servir. Salpicar com cebolinho fresco picado.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ó Costa, a vida custa, mas...

Ainda o António Costa não se "fazia ao lance"  e era já (e só) nele que eu depositava a pouca Esperança que me resta de ver Portugal, de uma vez por todas, governado por gente respeitadora de promessas e de compromissos, mas, fundamentalmente, por quem cultive os valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de cidadania e defensor intransigente do regime democrático que elegemos.
Entendo que o diferendo entre AJ.Seguro e A.Costa deveria ser resolvido internamente, mas como a coragem de romper tradições/normas é e sempre foi coisa de pouca monta no Largo do Rato, os estrategas da política socialista entenderam que a solução deveria passar pelas Eleições Primárias - um acto eleitoral partidário mais aberto - a "simpatizantes" (signifique lá isso o que se quiser).
Apesar da confusão que no próximo dia 29 de Setembro se vai instalar no PS, ainda assim, espero que o eleito seja A.Costa - para mim, uma carta fora do baralho viciado que na última década tem servido interesses bem diferentes dos que deveriam após a jurada fidelidade constitucional ao Estado, ao País e ao seu Povo.
Por tudo o que atrás disse, acho que esta pedinchice não veio mesmo nada a calhar, ó Costa..!


sábado, 23 de agosto de 2014

Posso pedir um disco


Baby,
I'm so alone
Vamos pra Babylon!
Viver a pão-de-ló
E Möet Chandon
Vamos pra Babylon!
Vamos pra Babylon!...

Gozar
Sem se preocupar com amanhã
Vamos pra Babylon
Baby! Baby! Babylon!...

Comprar o que houver
Au revoir ralé
Finesse s'il vous plait
Mon dieu je t'aime glamour
Manhattan by night
Passear de iate
Nos mares do pacífico sul...

Baby,
I'm alive like
A Rolling Stone
Vamos pra Babylon!
Vida é um souvenir
Made in Hong Kong
Vamos pra Babylon!
Vamos pra Babylon!...

Vem ser feliz
Ao lado deste bon vivant
Vamos pra Babylon
Baby! Baby! Babylon!...

De tudo provar
Champanhe, caviar
Scotch, escargot, Ray-Ban
Bye, bye miserê
Kaya now to me
O céu seja aqui
Minha religião é o prazer...

Não tenho dinheiro
Pra pagar a minha yoga
Não tenho dinheiro
Pra bancar a minha droga
Eu não tenho renda
Pra descolar a merenda
Cansei de ser duro
Vou botar minh'alma à venda...

Eu não tenho grana
Pra sair com o meu broto
Eu não compro roupa
Por isso que eu ando roto
Nada vem de graça
Nem o pão, nem a cachaça
Quero ser o caçador
Ando cansado de ser caça...

Ai, morena! Viver é bom
Esquece as penas
Vem morar comigo
Em Babylon...

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Penicheiradas d'Agosto

                   Se os tempos mudam, as vontades também.
                                Depois, naturalmente, mudam as crenças... e as festas.
                                                                       Aleluia, irmãos. Aleluia!!!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A síndrome de Peniche

"... como é que vocês, penicheiros, conseguem fazer praia com esta ventania?" - perguntava-me hoje um casal de turistas suecos, naquele inglês de escola que todos arranhamos.
"Ventania? ah sim, esta aragem que nos refresca continuamente! - respondi-lhes continuando:
" Sabem, é assim como se já nem pudessemos passar sem vento. Habituámo-nos. É a nossa síndrome da vossa capital, sabem?"
"Sotckholm? oh, yea, yea!" - assentiram meio desagradados.


sábado, 9 de agosto de 2014

Inspirações

(Frida Kahlo)
Não estou (muito) doente. Estou partido.
Mas sinto-me feliz por continuar vivo - enquanto puder escrever.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Cena par(A)lamentar


 
 
"Saio menos europeísta do que entro", disse Marinho e Pinto. "O elemento agregador da Europa não está nos ideais, nem nas políticas, mas no dinheiro"
"Eu não acredito numa organização toda construída em torno desse dinheiro".


[... ou, como diria S.Tomé: (fui lá) ver para crer]


quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Penicheiro Sortudo

Quando decidi(mos) fazer a casa onde moro, há 30 anos, em frente à Papoa, muitos foram os que duvidaram da qualidade da escolha: "era mesmo à beira mar, virada a Norte, a poucos metros do maior esgoto da península, colada à estrada nacional (EN 114) por onde passavam meia dúzia de autocarros para o Cabo Carvoeiro e os grandes camiões de transporte - levando de Peniche o que cá de melhor se fazia em produtos alimentares e plásticos -  enfim... só um meio maluco escolheria o sítio".
Acreditando mais em atributos antes imaginados que nessas (reais) contra-indicações, investi toda a minha vida nessa realização e (auto) elegi-me como um dos primeiros corajosos habitantes da Marginal Norte - pura e dura.
Os anos foram passando, a falência económica tomou conta de Peniche escarrapachando os "portões" ao superEGO dos SUPERmercadores, a Natureza começou a dar sinais de fadiga perante a inércia dos seus legais vigilantes e hoje moro (ainda) mais perto do mar - porque as escarpas não resistem à acção natural da erosão, agravada pelo mau uso que é permitido dar-lhe (apesar da existirem leis...) - o esgoto já não(?) desagua na praia do Porto d'Areia Norte, o nome do meu ilustre amigo Mariano Calado ficou posterizado na placa toponímica desta velha estrada com uma rotunda nova, por onde, diariamente, circulam os milhares de veículos que entram/saiem da cidade, para/do Instituto Politécnico, ou para/das duas grandes superfícies comerciais, assim como os grandes camiões de transporte - TRAZENDO o que de "mais barato há" para comermos, vestirmos ou utilizarmos.
Como se todas estas maravilhas não chegassem, hoje, há coisa de uma hora, até foi possível praticar parapente na minha rua.
Vejam lá se não sou um sortudo...!

domingo, 3 de agosto de 2014

Ser BENFIQUISTA (também) é isto


“…declaração de interesses: sou benfiquista desde que me conheço como pessoa e continuarei assim toda a vida. E é exactamente por gostar do meu clube, o maior de Portugal, que me indigno com o que lhe está a acontecer: a queda de um gigante por gestão «ambiciosa».

…Luis Filipe Vieira sempre habituou os benfiquistas a discursos populistas, insistindo em não fazer a separação entre ilusão/ambição e realidade, socorrendo-se nas glórias do passado para dar força à sua mensagem. Pelo meio, tem dado imenso jeito a passagem de Vale e Azevedo pelo clube, sendo qualquer opositor aniquilado por comparação com o passado (ainda) recente do Benfica.
…em mais de 10 anos de LFVieira, o Porto foi campeão nacional 8 vezes e na Europa ganhámos tanto quanto ganháramos nas décadas de 1990 e 2000: nada. Ganhámos ainda experiência numa prática que muito poucos questionam e que já se banalizou: a dos negócios com os fundos, a maioria dos quais pertença sabe-se lá de quem. Hoje em dia os jogadores pertencem a estes fundos e não aos clubes, o que torna mais fácil a especulação em torno do valor dos passes e os lucros de dirigentes e empresários e mais difícil o controlo do futuro dos jogadores pelos clubes.
Analisando tudo o que LFVieira tem dado ao Benfica com um modelo de gestão desadequado para a realidade portuguesa, é bom que a comunidade benfiquista comece a habituar-se a temporadas como a actual pré-temporada se tudo se mantiver assim: o poço secou, os dividendos (financeiros e desportivos) que se obtêm não são suficientes para garantir liquidez necessária para manter a máquina a funcionar (Portugal não tem dimensão para isso e o Benfica não tem a estrutura dos colossos europeus) e o passivo do clube é tão grande que (nem quero imaginar) o tamanho da queda que dará quando for ao tapete.”
Autor: Alexandre Guerreiro, 33 anos, jurista (Jornal Record)

sábado, 2 de agosto de 2014

Apanhados

O Carlos Tiago publica hoje no seu blogue a foto da Península Ibérica que a NASA escolheu como foto do dia.
Segundo ele "já têm sido publicadas outras desta mesma zona geográfica mas, bela e nítida como esta, não me recordo. Está tudo ali para podermos observar, inclusive as enormes diferenças territoriais".
Eu realço apenas a nitidez do BURACO mais recente de Lisboa, acrescentando que, a partir de hoje - obviamente - vou ter muito mais cuidado quando falar dos "States e do Obama and Co."