domingo, 22 de novembro de 2009

* Olha lá, olha lá, oh cavalheiro !!!

Em 1963, frequentava o 2º ano do Ciclo Preparatório na Escola Industrial e Comercial de Peniche.
Um dia, na aula de trabalhos manuais iniciava a minha décima tentativa para fazer um "ajustamento" em ferro - coisa que nunca consegui fazer como deveria ser (justinho) e que me terá levado a seguir o curso geral do comércio.
Pois bem, quando o serrote mordeu a peça de ferro, resvalou para cima da bancada e eu, aproveitando a embalagem, continuei a serrar ... só que, desta ve
z, a própria bancada. Por um minuto estive feliz da vida com o tamanho da vingança aplicada pela minha azelhice. Por um minuto ? se calhar nem tanto: o mestre/professor (cujo nome não recordo) postado à minha rectaguarda sem eu saber, ao deparar com aquela cena assentou-me um chapadão na cara, perguntando: "- Estás a gostar da brincadeira, estás ?" Claro que, a partir daí, não achei piada nenhuma, nem à brincadeira, nem à bofetada e, muito menos, à falta a vermelho com que o assunto foi encerrado na presença da directora Rolanda Barros.*
Este episódio ocorreu-me ao tomar aqui conhecimento das comemorações dos 50 anos da Escola Secundária de Peniche, que se iniciam no próximo dia 10 de Dezembro, decorrendo até 7 de Maio de 2010.
Para quem, como eu, esta escola representa um dos marcos mais importantes da sua vida social, profissional e cultural, não pode, nem quer passar ao lado da homenagem comum - das pessoas à escola e da escola
às pessoas - prevista no programa para o dia 13 de Dezembro e que aqui me permito destacar:

Horário: 10h00 – 18h00

10h 00 – Missa – Igreja de S. Pedro

Visita guiada à Escola

Homenagem ao Professor

Aperitivo

13h 30 - Almoço - Quinta do Juncal, Serra D’El Rei – (preço 22 €)

Convívio

Inscrições:

- até 4 de Dezembro, junto das antigas alunas Maria Emília Ribeiro Soares (Tel:968182227) e Maria Fernanda Santana Formigo (Tel: 933189587)

Vamos lá matar saudades:
rever companheiros e professores.
Lembrar amigos, amizades,
(in)sucessos e (des)amores.




2 comentários:

Anónimo disse...

Só é pena ser ao Domingo. Porque vale sempre a pena recordar tempos idos. Sendo almoço e ao Domingo o tempo fica mais curto para quem ainda trabalha, mesmo sendo aluno (antes da inauguração)
Um Abraço
Jorge

estrela disse...

Em 1963 estava em Peniche...na nossa escola a acabar o curso de Formação Feminina. Espero no dia 13 de Dezembro estar mo almoço, possívelmente ninguém se lembrará de mim...
Um abraço, Belmira