segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ideias à margem ...

As minhas duas últimas postagens revelam o quanto valorizo a Revolução do 25 de Abril.
Por isso, tenho procurado, anualmente, celebrar simbólicamente o seu aniversário como forma de homenagear todos quantos, antes e depois, se bateram pelo regresso da Democracia, pelo cumprimento da Descolonização e pelo Desenvolvimento do nosso país.
Nos últimos vinte anos, a minha disponibilidade cívica, tem-me permitido acompanhar de perto a mais formal comemoração local da efeméride, ou seja, a sessão solene da Assembleia Municipal de Peniche - assim como que uma missa por intenção de.
É neste dia que, invariávelmente, a oratória partidária distribui aplausos e criticas
ao Poder, conforme o lado (político) de que se esteja. E que gosto dá (?) assistir à "leitura" de circulares repescadas de anos anteriores, de actos de contrição ou de travestidas evocações históricas do "antigamente" ...
Não fossem algumas ideias à margem que, de quando em vez, agitam a excessiva solenidade desta Assembleia e, francamente, a sessão mais pareceria uma missa por alma de.
E falo exactamente do Rogério Cação, actor militante da Cultura e político de convicçõe
s, mas um homem de mente aberta, que utiliza sem qualquer preconceito ideológico. E, talvez por isso, consiga (tem-no feito nos últimos anos) mostrar formas sempre diferentes de comemorar o 25 de Abril de 1974 e homenagear o MFA.
Este ano não foi excepção. A eloquência e o fundo cultural da sua intervenção fizeram, de facto, sentir aos presentes que, comemorar assim Abril, é muito mais interessante e gratificante do que o propagandear a partidarização da Revolução dos Cravo
s.
É nestas ideias, à margem, que o Rogério faz a diferença.
Aponta aí !

Sem comentários: