quinta-feira, 17 de março de 2011

Ressaca carnavalesca

... depois de, finalmente, ter encontrado uma versão publicável da marcha "Os amantes da vaga" que o Grupo Vai Sempre - rei dos carnavais penicheiros - apresentou no carnaval deste ano.
Como é hábito deste grupo as regras cumpriram-se e a crítica politico-social foi, o tema forte desta cégada, como, aliás, tem sido ao longo dos carnavais que Peniche tem oferecido como alternativa às manifestações mais abrasileiradas que invadem o país.
O que eu (ainda) não consegui perceber - e é por isso que hoje aqui estou - foi a onda de rumores(?) gerados em volta desta marcha: desde ameaças a funcionários públicos, recados a familiares e elementos do grupo, intimidações a quem a publicasse, enfim... aquelas coisas que emprenham os boatos.
Não é que eu seja crente na velha máxima penicheira que diz (mais ou menos) "se os filhos do ... falam é por que é verdade". Mas, às vezes, Peniche cheira mal. E não são os odores do(s) guano(s) e da Etar. É pior: de vez em quando cheira a falso, a escuta, a perseguição, a delação, a MEDO.
Termino, lembrando que a CENSURA do Estado Novo, ao verificar a popularidade das cégadas, aboliu-as.



5 comentários:

Anónimo disse...

ó pá não consigo gostar do Carnaval.
um abração

jkimilas disse...

é pá isso aí tá a cubanizar-se ou picaram-te?

Nuno Leitão disse...

O tempo da PIDE já acabou...............
Um abraço

Peter Noivo disse...

Pois, o problema esta ai amigo Ze!!!! Estes DESMOCRATAS, a coberto da Democracia, desde Abril de 74 ate hoje ja prejudicaram o povo Portugues 10 vezes mais que Salazar!!! Isto tudo em prol do enrriquecimento ilicito, do qual temos conhecimento, e de Politicos que a coberto da tao chamada Democracia, enrriqueceram com Diamantes, e garantiram o futuro dos seus descendentes, atraves da "chachada" que e a politica Portuguesa!!!
Nao podemos meter todas as culpas em erros passados, mas o que e certo, e que foi com o que se fez em Abril de 74 que se abriram as portas a esta vergonha!!!
Vejamos o caso de Espanha que foi so em 1975. Franco saiu mas deixou um Governo ao Rei Juan Carlos, pois sabia que este AMA Espanha. Em Portugal, morreu Salazar, ficou Marcelo Caetano, e este coitado foi derrubado por gente que pensava num idealismo, especialmente aquele de ficarem o resto da vida na mama pois foram "coitadinhos"!!!! Poucos ou nenhum destes chulos combateu em Africa!!!
O Povo Portugues e Burro?????

manjolas disse...

Grande Zé, que nunca te falte a coragem, para denunciares as aberrações dos poderes instalados à boa maneira estalinista