segunda-feira, 2 de julho de 2012

Peniche não merece isto (3)

Enquanto penicheiro, um dos compromissos a que mais vezes fujo de assumir é a recomendação do restaurante.
No verão, quando se trata de comer a sardinhada, a coisa está facilitada pela generalidade da oferta disponível. Se o menu passa para a caldeirada,  ainda arrisco recomendar uns quantos. Porém, quando me pedem o bom peixe fresco... aí a hesitação é mais que muita, sobretudo quando há limitações para a despesa.
É claro que, do maior ou menor anonimato da informação, depende a assunção do risco. Mas o pior é quando um amigo nos pede este tipo de recomendação e não há forma de o negar, caramba!
Há dias, arrisquei e disse:
- " Eh pá, se queres "peixe grosso" grelhado experimenta o restaurante WXYZ ou o ABCD".
Hoje, recebido (há pouco mais de uma hora) o e-mail de "agradecimento" que contava a cena à volta do acidentado repasto penichense de um cherne-perca-do-nilo, decidi que nunca mais provocaria a ira de qualquer amigo ou conhecido, como esta, que terminava assim:
"O  jantar teria sido esplêndido se o vinho estivesse tão gelado como a sopa, o bife tão mal-passado como o serviço, o brandy tão velho como o peixe, e a criada tão disponível como a duquesa".
Winston Churchill


1 comentário:

Anónimo disse...

Por isso é que a troika em algumas (muito poucas) coisas é positiva e regeneradora. Este ano acabou a fantochada dos Sabores do Mar. Só espero que seja até sempre...