quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Peniche não merece isto (8)

Foto 1
Desde há muito tempo que me interrogo porque razão, de entre tanta gente empregada (a prazo, por empréstimo ou ao abrigo de um qualquer programa ocupacional subsidiado) na Câmara e/ou nas Juntas de Freguesia de Peniche, não há (ou se há, não parece) quem tenha a simples função de caminhar por toda a cidade, vilas e aldeias do concelho e anotar (com maior ou menor apuro técnico) as anomalias, os desfuncionamentos e tudo o mais que mereça reparo aos olhos da segurança e bem estar dos munícipes, bem como à prevenção de gastos extraordinários ao erário público.
Foto 2
Naturalmente, esta função de vigilância, às vezes, é exercida pelos "locais". Porém, a prática da cidadania - especialmente no que toca a deveres - não navega ainda por estes mares. Então, das duas uma, ou os Fuas (desculpa-me o "empréstimo", Carlos Tiago) reportam à sua maneira:  "extrapolando publicamente insignificâncias embirrentas" (como já ouvi chamar-lhes), ou então - como os dois pequeninos exemplos que aqui deixo - ninguém(?) dá por nada e fica assim, até que venha o fotógrafo-da-casa bater uma chapa da reparação para publicar no próximo boletim de Junta de Freguesia ou da Câmara Municipal. Pois!

Foto 1) - Pregos "esquecidos" em todas as zonas de fogueiras da última Corrida das Fogueiras.
Foto 2) - Buraco aberto (há 2 semanas) no passeio fronteiro à ACISP no acesso à Escola Secundária.

1 comentário:

rm disse...

22São males comuns: desconfio a todo o "rectângulo à beira mar plantado".
Por aqui os casos são tantos que não haveria blogue ou jornal para os colocar e denunciar. No entanto o repórter caseiro, de ocasião, pode ter um papel muito relevante de lembrar a quem tem responsabilidades que deve agir: o mais depressa possível.
Um abraço de Aveiro
Romão Machado