sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Penicheiradas


Há dois dias atrás (um dia após ter assinado a Petição Peniche em Defesa da sua Fortaleza) escrevi por aí;
"Parece-me que os fumos do guano tendem a inquinar a discussão e a levá-la para a desunião quando o assunto carece que os penicheiros falem a uma só voz, e grossa! 
Desconvença-se, quem julga fazer desta temática um trampolim para saltos políticos, de que os protagonismos encenados (quer à direita, quer à esquerda) podem contribuir para em pouco tempo mostrar algo diferente do que deveria ter sido provado nos últimos três anos ou mais".

Hoje repetiria o comentário retirando apenas o "Parece-me". Hoje, infelizmente, este processo, que EXIGIA a unidade partidária penichense, está ferido de morte. 
À preocupação sobre o efeito negativo da Petição Pública em curso (cujas actuais 700 assinaturas nos ENVERGONHAM a todos) no desenvolvimento futuro do processo com o Governo, deveria ser acrescentada a telenovelesca participação de gente responsável dos partidos com assento autárquico; uns porque se dizem e desdizem conforme o papel desempenhado, outros porque querem o púlpito a todo o custo, outros ainda porque não querem (nem podem, na sua perspectiva) perder o protagonismo.
Apesar de tudo, acredito que a esperada actuação autárquica junto do Poder conseguirá, no mínimo, fazer este processo regressar à viabilização da restauração da Fortaleza e à sua reutilização ao serviço da História - permitindo que o Passado e o Futuro convivam harmoniosamente, contribuindo assim para a elevação sócio-cultural de todos nós.
Se assim não acontecer, todos perderão: os que, simplesmente, acham razoável ver o património da sua terra ao serviço (também) das suas gentes, os que se encavalitaram no processo que redundou em fracasso político-partidário e, até, os merdosos críticos egocêntricos das nossas redes sociais porque, muito intimamente, sentirão o remorso de não terem tido coragem de 
(uma vez na vida) participarem cívica e construtivamente numa causa em prol da sua terra.   

5 comentários:

Anónimo disse...

Sempre foi assim. Desde à muitos atrás,depois da Ditadura, muitos, que até já me esqueci, sempre foi assim. Estou à vontade para o dizer, fiz parte da Assembleia Municipal durante alguns anos.

Um Abraço.

Anónimo disse...

Já vai em mais de mil.
Aguardemos...

Anónimo disse...

https://www.estantevirtual.com.br/b/jorge-amador/quando-o-sol-me-pertencia/1856316041
https://www.estantevirtual.com.br/sebouniversocultural/Jorge-Amador-O-Hipopotamo-Salvador-e-Outros-Contos-62313580

Anónimo disse...

http://www.cm-peniche.pt/_uploads/convencao%20V/PousadaFortaleza_VConvencao.pdf

Maria Frazão disse...

eu não sou de Peniche
não nasci em Peniche
não tenho casa de férias em Peniche
mas amo Peniche com uma profundidade
imensa
é onde me sinto em Paz
as coisas de Peniche interessam-me, embora me escapem os jogos políticos
e os de cintura também
agora 700 assinaturas deixam-me banzada!
ah...e eu assinei sim