quinta-feira, 14 de maio de 2020

... e um dia os extremos tocam-se

Se, para Karl Marx, qual "ópio do povo - a religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito", para Pio XI "o socialismo ergue-se sobre as bases da cobiça, ou seja, uma transgressão do nono e décimo Mandamentos".
Entretanto, a luta contra o Coronavírus tornou-se numa guerra mundial, unindo todas as nações do mundo no combate a esse fdp.
E, curiosamente - 
sem querer reconhecer méritos à pandemia que nos trespassa - a verdade é que esta globalização da necessidade parece trazer com ela a promessa de uma "conversão ecológico-humanística" (como lhe chamou o Papa Francisco) capaz de fazer da solidariedade o primado do relacionamento humano pós-Covid19.
Assim sendo, perceber-se-á o esmorecimento do antagonismo histórico e a magnitude da pacificação conceptual subentendível nesta Carta do Papa Francisco aos Movimentos Sociais - de 12/Abril/2020 - designadamente, quando afirma: "um salário universal para os mais pobres e nenhum trabalhador sem direitos".

Que assim seja!

Sem comentários: