terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Peniche - Capital da Energia



"Governo atribui concessão

REN vai explorar energia das ondas

A concessão da zona piloto para a produção de energia das ondas, a norte de Peniche, foi atribuída a uma sociedade constituída pela REN-Redes Energéticas Nacionais por 45 anos, segundo o decreto-lei publicado esta segunda-feira em Diário da República.

A concessão será atribuída a uma sociedade a constituir pela REN, com um capital social inicial de 250 mil euros, e deverá ter sempre capital maioritariamente público.

A sociedade concessionária ficará responsável pela gestão da zona piloto e pela promoção do desenvolvimento científico e tecnológico na área da produção de electricidade a partir de energia das ondas.

A sociedade concessionária passará a ser responsável, durante 45 anos, em regime de exclusividade, pela atribuição de licenças de estabelecimento e exploração de actividades de produção de energia das ondas." Público.15/12

Este início do século XXI parece querer fazer de Peniche um ponto estratégico no que respeita às fontes de energia - especialmente as alternativas. As promessas são tantas, que o futuro desta zona e das suas gentes parece vir a ter

alguma sustentabilidade fora das vias que, tradicionalmente, têm servido ao desenvolvimento local, mas que já vêm dando sinais de fragilidade - especialmente a pesca e indústrias relacionadas.

Ora, se a Natureza nos brindou com tanta energia à nossa volta, é exigível que todos os actores em palco - penicheiros ou não - desempenhem o seu papel, com a mesma vontade. Mesmo que, tal como a Natureza, às vezes, seja preciso exagerar na força.

Se assim não for, bem pode haver sol, vento ou mar ...que o mexilhão há-de ser sempre o mesmo !



Sem comentários: