quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Frontalidades

As imagens da campanha anti-tabaco que causaram polémica em França poderão ser chocantes por equipararem o fabricante de cigarros ao homem que impõe sexo oral a um(a) jovem.
Como um adulto e como pai, não posso reprovar nada que se assemelhe à denúncia da exploração do outro (especialmente, se se tratar de uma pessoa que talvez não tenha ainda atingido a maturidade plena).
Sim, o tabaco é uma droga pesada. Isto é, que induz a uma forte dependência e a efeitos colaterais comprovadamente prejudiciais à saúde, assim como o álcool e o açúcar nas suas diversas apresentações.
Sim, fumar é ser escravo do tabaco, mas, então, também seria importante denunciar o vendedor de "bebidas especiais de fim de semana" (alcoólicas) e/ou o vendedor de gomas, barras de chocolate e similares - gentinha que, a todo o preço, tenta colocar na mente dos jovens (logo a partir de tenra idade), que porcaria é compatível com a boa saúde.
Com polémica ou sem ela, a verdade é que fumar faz mal à saúde,
"há que dizê-lo com frontalidade"!

2 comentários:

Anónimo disse...

Então onde é que o Estado ia buscar o dinheiro dos impostos? Teriamos que pagar mais? Sabes por acaso qual é o vencimento minimo e quantas pessoas vivem dele? Ou melhor quantas familias vivem dele?
Eu sei que tu não es o culpado, mas a forma como a observação está feita se calhar não é a melhor. Não queiras seguir os exemplos do nosso governo que eu acho que é cínico.
Jorge Saldanha

Anónimo disse...

Ah! Desculpa, eu ter-me esquecido de dizer que já não sou fumador e não como chocolates, mas não condeno quem o faça. Nem acho que a publicidade anti-tabagista francesa, seja mais polémica que, a que fez o ex-presidente da Camara de Tavira.
Um Abraço
Jorge Saldanha