sábado, 5 de maio de 2012

Aux armes citoyens

O meu primeiro grande trabalho de estudante foi na disciplina de História sobre a Revolução Francesa. Não terá sido brilhante, mas o que estudei e trabalhei para defender aquela mini-tese mereceu nota alta e, o mais importante, despertou-me exigiu-me o entendimento do seu lema: liberdade, igualdade e fraternidade - exercício não muito facilitado pelos meus 15/16 anos de idade, nem pelo regime salazarento da época que tudo fazia para nos esconder outra revolução: o Maio de 68. 
Hoje, reconheço a importância que este episódio estudantil teve na minha  preferência cultural pela francofonia (futebol à parte).
Por isso mesmo, hoje deposito nos franceses a esperança de (mais uma vez) fazerem com que, a partir da próxima segunda-feira, a Europa - a tal Europa/UE -  volte a ser livre, igual e fraterna.
"Contre la tyrannie,  allez enfants de la patrie!"


Sem comentários: