terça-feira, 30 de julho de 2013

É preciso mentir, CDU/Peniche?

A crer na última página do jornal "A Voz do Mar" da passada 6ª-feira (26/7), o secretário geral do PCP, senhor Jerónimo de Sousa, no encerramento do almoço convívio oficializando a candidatura comunista às eleições autárquicas no concelho de Peniche, terá afirmado: 
-"Peniche era um concelho esquecido e atrasado, mas com a gestão CDU (comunista, sabem?) Peniche está no centro das atenções e é uma terra que vale a pena".
Ora, não sendo "A Voz do Mar" propriamente um jornal da campanha CDU ou um apêndice do "Avante", é natural que haja (felizmente, muitos) penicheiros a esquentar neurónios à procura de uma pontinha de verdade nestas afirmações, sabendo-se que a CDU (vulgo TóZé & Cª) vem gerindo o município de Peniche desde 2006.
Antes já havia o IP6, o actual porto de pesca estava concluído e entre os 3 primeiros do país, os 10 bairros de habitação social existiam (para turistas?), tínhamos um hospital (na verdadeira acepção da palavra), a electricidade, água potável e o saneamento básico cobriam todo o concelho, existiam a ETA (estação de tratamento de águas) e as ETARs (estações de tratamento de àguas residuais), a maioria das escolas estavam recuperadas, a barragem de S. Domingos era um sonho realizado, o tecido industrial ia (muito) para além das actuais 2 conserveiras, 2 hortofrutícolas, 2 empresas de congelados, uma fábrica de plástico expandido e um estaleiro naval, o comércio local não eram as actuais 6 ou 7 lojas chinesas e "5 sítios do costume", a construção civil não vivia de biscates, o parque à entrada da cidade era uma obra em conclusão, o Fosso das muralhas idem, idem, as Rendas de Bilros não eram só coisa da história local e nas praias já havia, ao menos, bandeiras da "olá"? com o surf impraticável por falta de ondas? enfim... Peniche, de facto transbordava de atraso
Tamanho era o esquecimento que, não fossem as excursões dos sindicatos "CGTPs", dos MURPI's e  as visitas organizadas pelos movimentos anti-tudo-que-não-seja-PCP ao santuário da resistência comunista (como entenderam apropriar-se) à Fortaleza da cidade, Peniche nem no Google viria referenciado e os penicheiros morreriam de isolamento.
Ainda bem que a CDU (comunista, sabem?) percebeu este caos: "TóZé & Cª" (democraticamente eleitos, diga-se) chegaram ao poder local, puxaram Peniche para a modernidade e para o centro das atenções com um simples toque de mágica a que, nós penicheiros ingratos, chamamos de espectáculo ou, em surf language "the coolest mayor on tour".
Pois é, senhor Jerónimo de Sousa, Peniche sempre foi daquelas concelhos em que os autarcas (alguns, comunistas) primavam pelo trabalho sem precisarem de  muito espectáculo. Depois... bem, depois, veio a sua trupe e inverteu a arte de bem governar esta autarquia. Se o senhor e o seu partido não sabem, os penicheiros sabem-no.
Podem fingir que não, mas sabem! 

3 comentários:

Anónimo disse...

Mentiu onde? A visão do líder dos comunistas é leitura que eles fazem, como o seu partido (PS)tem outra visão. Mas Peniche em 2005 era um concelho fantástico, então qual foi a razão dos munícipes mudarem de força política?

Quanto ao Hospital, quem mexeu no Hospital, foi um governo socialista, com o ministro Correia dos Santos e agora o actual executivo CDS/PSD. Nas excursões estará tb a referir-se à JS que por mais de uma vez fez visitas ao Forte? E quantas excursões militantes socialistas fizeram ao Forte? É um símbolo de resistência antifascista, onde a grande maioria dos presos políticos pertence, ou pertenceu ao PC!

Nas águas, o acordo com as Águas do Oeste foi feito pelo PS, que liderava a CMP, onde podemos ver o que disse na altura o Presidente de Câmara Jorge Gonçalves. É curioso, que Dr. Jorge Abrantes (CDU), Emídio Barradas e o José Leitão (PSD) foram contra e que é um desastre para o Concelho, onde temos pago a água sem a consumir!

Quanto ao espectáculo, eu encaro como publicidade de borla em muitos aspectos, onde o retorno é bem superior ao investimento!

A arte de bem governar, tem diferentes visões, diferentes tempos, diferentes atitudes.

Se havia ondas, porque razão o município não investiu mais na fileira do mar e não só no surf, antes de 2005?

Peniche podia e devia ter aproveitado mais e melhor os fundos comunitários, agora as limitações, são enormes, onde a lei dos compromissos é um garrote no Poder local!

As pessoas estão fartas da política, e de políticos por alguns desses motivos, espero atentamente que o PS e o seu candidato apresente o programa com objectividade.

jkimilas disse...

já estavas a ficar aflito que o comité central não reagia, hein primaço?

anónimo, como convém nas atoardas...

ladra cão, ladra!

Anónimo disse...

Olha quem fala! Jkimilas também é uma identidade digna de se ir à conservatória do registo civil pedir um cartão de cidadão.