terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Parabéns Francisco!


Há poucos dias, o Papa Francisco foi reconhecido pela revista TIME como a personalidade do ano 2013. O que, nos tempos que correm e dada a inegável popularidade que adquiriu em tão pouco tempo de pontificado, ninguém estranhará.
Dias antes, na última semana de Novembro, publicara a sua exortação apostólica Evangelii Gaudium (a Alegria do Evangelho) - documento corajoso, auto-crítico, cheio de indicações para o interior da sua Igreja, que alerta para os"  inflexivelmente fiéis a estilos católicos próprios do passado", sublinhando a necessidade de aumentar a responsabilidade dos leigos, mantidos "à margem nas decisões" por um "excessivo clericalismo". bem como a de “ampliar o espaço para uma presença feminina mais incisiva”. Onde o Papa denuncia o actual sistema económico, preso a um "mercado divinizado", priorizando os mais pobres e vulneráveis como destinatários da acção da Igreja e dos sistemas políticos e financeiros. 
É isto, pois, que, hoje, dia do 77º aniversário de Jorge Mario Bergoglio, o mundo inteiro deve juntar na parabenização do Papa Francisco, erguendo votos ao Céu para que continue "a santa ousadia de buscar novos caminhos". 
Amém!

Sem comentários: