quinta-feira, 7 de julho de 2016

Os chorões das Berlengas

Confesso que a minha primeira reacção à notícia sobre as intenções do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) que li hoje, foi aquele maldito pensamento que sempre me assalta quando deparo com proibições/limites legislados e o seu cumprimento e controle: qual é o problema? se o limite actual de 300 pessoas/dia é, como TODOS sabemos, constantemente ultrapassado para o dobro, o quíntuplo, etc, etc... qual é o problema?
Claro, que a minha fé na evolução da espécie humana pela educação e cultura tocou mais forte e encarei o problema que actualmente parece agitar o mar penicheiro: limitar o desembarque a 600 pessoas/dia na ilha/arquipélago. Mas qual é o problema? voltei a pensar.
As Berlengas não são uma Reserva Natural, considerada (pela Unesco) também Reserva Mundial da Biosfera? E estas classificações são só papel, ornamento turístico ou episódios auto-promocionais de instituições e/ou pessoas?
Se o Estado, a Autarquia e a sociedade civil não conseguem (...) encontrar forma de explorar este dom da Natureza respeitando as regras ambientais, quem e como o fará sabendo-se que mexer em reinos, capelinhas e coutos privados requer muita diplomacia e arte de gerir compromissos?
Acabem lá com o choro e entendam-se. Sem medos!





Sem comentários: