segunda-feira, 7 de abril de 2008

DIA INTERNACIONAL (PARA PENSAR ) SAÙDE


Começar o dia com uma laranja (vitamina C) em jejum, é um dos conselhos ancestrais para uma boa saúde. Depois, não devemos esquecer a maçã (ferro) a banana (potássio) um copo de vinho tinto (colesterol), outro de vinho branco (sistema nervoso) e, até uma cervejita (ossos e cartilagens).

Claro que, se a estes cuidados juntarmos a, agora muito aplaudida, “dieta mediterrânica” – que sempre foi a base da alimentação de muitos portugueses – e as propostas de alimentação saudável importadas de outros povos, é muito provável manter-se um bom nível de saúde.

E ainda … se a tudo isto juntarmos as ofertas da ciência pró-alimentar disponibilizada diariamente pelas grandes cadeias comerciais, sob nomes insuspeitos como “L Casei”, “Bífidus ActiRegulartis”, “Ómega 3 e 6”, “Polinsaturados”, “Light”, etc., então é que, para ter saúde, basta cumprir as outras pequeninas regras do jogo:

- Fazer desporto (fora do sofá), dormir 6 a 8 horas, comer devagar, ter sexo, lavar os dentes, não fumar, cuidar da família, das amizades, das plantas ou animais.

Cumprido este cardápio, diariamente, pode-se prevenir “qualquer coisa” com uma colher de xarope de “aloe vera” , uma ou duas chávenas de chá-verde e uma aspirinazita.

Depois disto, não há hipótese de doença !

Só se formos hipocondríacos ! Ou então nascemos com algum defeito de fabrico que se vem agravando com a idade …

Ou será que a boca anda pecadora ? e quantas horas a ver TV ? e aquela corridita na praia ? e o cigarro ? e os dentes, lavam-se ?

Pois, pois … a cabeça não tendo juízo, quem é que paga, quem é ?

(resposta cretina : O Serviço Nacional de Saúde.)


http://www.roche.pt/emagrecer/calculadoras/calcimc.cfm

Sem comentários: