terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ódio Velho Não Cansa


"O Partido Comunista queria tomar o poder. Na noite de 24 para 25 de Novembro, militantes da UEC e da JCP estavam em casa à espera que lhes distribuíssem armas para saírem para a rua. Quem me confirmou isto foi a Zita Seabra. Mas à última da hora, o Cunhal, que dias antes tinha falado com o Costa Gomes, mandou desmobilizar toda a gente. O Costa Gomes fez-lhe ver que ele perdia. Eu já tinha aqui no Norte pelo menos dois mil homens disciplinados. O Jaime Neves avançou com os ‘comandos’ e neutralizou as unidades de Lisboa que apoiavam o Partido Comunista."

"Denuncio, por exemplo, uma mentira que tem sido alimentada há 33 anos. Corre que o então tenente-coronel Ramalho Eanes comandou toda a acção militar de 25 de Novembro. Eanes não fez nada. Se fosse um homem de carácter já se teria demarcado publicamente desta mentira. Quem comandou o 25 de Novembro foi o Presidente da República, general Costa Gomes. Jaime Neves cumpriu ordens do Presidente – de mais ninguém. Ramalho Eanes é um bluff. Ainda por cima aparece como um herói nos livros escolares, o que não posso aceitar."

Estas e muitas outras "meiguices históricas" fazem parte do livro
"Vice-rei do Norte: Memórias e Revelações" - autoria de Pires Veloso, comandante da Região Militar Norte em 25 de Novembro de 1975 , foram reveladas numa entrevista ao CorreiodaManhã.
No entanto, a maior curiosidade do livro prende-se com o autor do prefácio: Mário Soares.
O
que explica muita coisa ...
"O ódio inspira a eloquência da traição"
Camilo Castelo Branco


Sem comentários: