sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Polícia e Segurança

Comecei o dia de hoje no aeroporto de Lisboa a lidar com o lado mais quadrado da Autoridade. A de farda azul, óculos ray-ban chineses, pistola assustadoramente bem á vista e boca cheia de insolência e má educação - atitudes próprias da prepotência fascista que, pensava eu, "já era" ...

Redondamente enganado !

Eles (ou essa mentalidade) ainda aí andam, agravando o sentimento de insegurança que se vive no país. Não é porque a Polícia mata quem sequestra, rouba ou agride que eu me sinto mais seguro. Eu preciso é de uma Polícia que saiba, em primeiro lugar, que ninguém está acima da Lei - nem mesmo os seus agentes. Porque qualquer um deles, antes de mais, é tão cidadão como eu - com os mesmos direitos e, fundamentalmente, os mesmos deveres.

Ora, assim partidos dos mesmos pressupostos, quem deles abusar ou iniciar uma relação de forma intimidante é que deverá ser o fora-da-lei.

Polícia ou não.

Sem comentários: