quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O fascínio do saber (sempre mais).

Na fronteira entre a Suíça e a França, num túnel com 27 quilómetros de circunferência construído 100 metros abaixo do solo, já está a decorrer aquela que é considerada a experiência científica do século, onde um acelerador de partículas vai tentar recriar os primeiros instantes do universo.
Gaspar Barreira - director do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - refere que vão ser acelerados «dois feixes de protões em sentido oposto» produzindo choques que «darão lugar a energias tais que recriam as condições do universo nos primeiros momentos após o Big Bang».
Entretanto, o téologo Anselmo Borges entende que subsistirão as dúvidas relacionadas com as razões da existência de um Big Bang mesmo após as experiências com o acelerador de partículas. Ainda assim, este estudioso mostrou-se «fascinado» com estas experiências, considerando que será muito importante que se possa descobrir a chamada “partícula de Deus” nas experiências que estão a ser feitas no CERN, em Geneva, com o acelerador de partículas. (TSF)

Provávelmente esta notícia será mais fácil de compreender assim ... por música rap:

Sem comentários: