sábado, 20 de setembro de 2008

Questão de Honra

Sem (?!) alarde, esta semana foi noticiado que Ramalho Eanes tinha recusado o recebimento de retroactivos (um milhão e trezentos mil euros) por acertos da sua reforma, depois de corrigida uma "anomalia" criada por uma lei de 1984:

"impedindo que o vencimento de um presidente da República fosse acumulado com quaisquer pensões de reforma ou de sobrevivência que aufiram do Estado." O chefe do Governo era Soares; o chefe do Estado, Eanes, que, promulgou a lei.

Nos tempos que correm, com algumas (já muitas) escandolosas reformas públicas e suas acumulações obscenas, a atitude do general ex-presidente da república é um exemplo, principalmente ético, que só confirma a honradez e integridade que sempre mostrou serem dos seus mais fortes argumentos pessoais e políticos.

Argumentação que, em 1985, seria fundamental num novo projecto partidário consubstanciado no nascimento do PRD, mas que, ao mesmo tempo, terá dificultado a sua sobrevivência na cena político-partidária portuguesa.

Esta recusa, para além da sua virtuosidade, é mais um sinal claro para que o governo socialista corrija as desigualdades sociais do país. Porque ainda há muita, mas muita, gente para quem (sobre)viver a honra já não lhe chega, nem a palavra de ...


http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=prd

Sem comentários: