Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012
O Conselho de Ministros da Cultura da União Europeia (UE), de 12 de Maio, designou Guimarães como a Capital Europeia da Cultura 2012.
Esta notícia - esperadíssima em Guimarães - não podia deixar-me indiferente.
Primeiro, porque, para além de lisboeta (por nascença) e penicheiro por opção, me considero um vimaranense - de segunda, claro - à conta das centenas de estadias na cidade-berço, desde que me enamorei (etc e tal) por uma mui provável descendente da Condessa Mumadona.
Segundo, porque esta designação é um prémio merecido pelo bairrismo vimaranense: traduzido no amor à sua terra, aos seus costumes, à sua história e às suas gentes, de uma forma só perceptível quando lá estamos ou passamos.
E, como tenho reparado nos últimos dez anos, a par do seu crescimento imobiliário equilibrado, andam a requalificação urbana e a reabilitação patrimonial. Prioridades que criaram condições para que Guimarães seja uma cidade viva - onde as pessoas trabalham e habitam, com comércio tradicional e permanente animação cultural à disposição dos milhares de visitantes que a procuram enquanto referência obrigatória da história de Portugal.
Segundo, porque esta designação é um prémio merecido pelo bairrismo vimaranense: traduzido no amor à sua terra, aos seus costumes, à sua história e às suas gentes, de uma forma só perceptível quando lá
E, como tenho reparado nos últimos dez anos, a par do seu crescimento imobiliário equilibrado, andam a requalificação urbana e a reabilitação patrimonial. Prioridades que criaram condições para que Guimarães seja uma cidade viva
Parabéns, pois, à cidade e às suas gentes !
Sem comentários:
Enviar um comentário