quarta-feira, 7 de abril de 2010

O valor da diferença


Já lá vão uns anitos (num artigo que, um dia destes, aqui hei-de reproduzir) escrevi no jornal "A Voz do Mar" sobre o turismo e o futuro do concelho de Peniche. Até aqui nada de novo: tantos e muito mais eloquentes textos, colóquios e seminários já debateram o mesmo.
Entretanto, as crises têm-se encarregue de fazer funcionar a economia alternativa, e, salvo algumas excepções, de forma ainda muito artesanal, o mercado vai respondendo aos desafios lançados pelo turismo na sua expectativa industrial.
Por isso mesmo o turismo em Peniche deixou de ser a restauração (ou, se quiserem, a sardinha assada e a caldeirada), as praias, o campismo, a viagem às Berlengas e os "chambres".
Felizmente, alguns empreendedores locais já perceberam que a iniciativa compete mais ao privado que ao Estado e que a este apenas compete o papel (nem sempre assumido convenientemente) de facilitador/regulador. Percebido isto, a aposta é na antecipação - porque Peniche é naturalmente muito vistosa (logo apetitosa) e os olhos que por aqui andam não são apenas contemplativos.
O aproveitamento da famosa onda penicheira (capital e não só) é prova elucidativa para os "locais" de como e quem pode lucrar com as potencialidades naturais da nossa região.
Acredite-se ou não, o nosso turismo só vencerá se tivermos diferença para oferecer. Em Peniche, plantar betão à beira-mar, alcatroar dunas, relvar arribas e tudo o que mais se faça para privatizar a natureza, será descaracterizá-la tornando-a igual ao que já está em saldos por esse país fora.
Tudo isto, porque a minha notícia de eleição de hoje veio de encontro a uma ideia que costumo defender entre "idiotas" da casa: o naturismo como (mais) uma boa forma de rentabilizar as características da nossa região.

... até, porque neste particular, sempre fomos uma terra despida de preconceitos!

2 comentários:

jkimilas disse...

já estou a imaginar o "avô" em pelota e sem bigode a inaugurar as zonas nudistas nos vossos medões!!!

Manuel Leonardo disse...

Os nudistas de uma maneira geral amam a Natureza .
Tambem de uma maneira geral querem fazer nudismo em areas limpas.
Como e natural nunca podera Peniche ser uma candidata ao sector nudismo .
Enquanto a desorganizacao cada vez mais acentuada de Peniche ,terra mal cuidada odorifica e hegienicamente nao resolver problemas de ha' dezenas de anos sempre adiados nao consegue na minha maneira de ver,tornar-se uma bandeira de Nudismo.
Lembram - se a Peninsula de Peniche tinha condicoes de ter a BANDEIRA DA PENINSULA COM AR MAIS PURO DE PORTUGAL
A apresentacao estetica das suas ruas , os seus passeios que quando os ha' muitas vezes sao destruidos pelo "progresso "que chega a Peniche abrindo-se valas para os mais diversificados fins e que quando no final do trabalho esses passeios que estavam bem calcetados ficam aos altos e baixos que tem sido muitas causas de quedas graves e muitas visitas ao que se chama Hospital sem que os servicos tecnicos camararios imponham a reposicao devida a todos os passeios, ruas ,quando o trabalho fica finalizado.
Nao compactam como deve ser as areias ,terras que voltam a encher as valas e dai a pouco tempo depois formam-se autenticas covas e lombas que fazem cair as pessoas qur transitam nelas .Tenho conhecimento que ja' ha' ja verba - mais de 3,3 milhoes de euros sendom 1,3 financiados pelo FEDER
para a reinstalacao do Servico de Urgencias ,remodelacao do Servico de Internamento Cirurgico e Cirurgia de Ambulatorio, renovacao do equipamento radiologico e aquisicao da PACS ( um sisema de arquivamento e comunicacao de imagens )e , por ultimo , na aquisicao da Tomografia Axial Computorisada .
So' me resta saber para quando e' o principio e o finalizar da Obra.
Obras de Santa Engracia ? espero que nao .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Salvem o Porto de Pesca , Salvem o Hospital, Salvem Peniche , Reparem a ETAR e Sereis Salvos

Salve