sexta-feira, 24 de junho de 2011

Luchas en pelota

Este vídeo divulgado recentemente na Internet, mostra vários operários da fábrica da ABB em Biscaia (País Basco) a trabalharem completamente nus, apenas com algumas ferramentas a cobrirem os órgãos genitais.
Apesar de começar com esta nota humorística, o vídeo termina com imagens da luta dos trabalhadores para manterem os seus empregos - assegurando que esta foi a única forma de chamar a atenção para o problema, depois do infrutífero resultado de duas semanas de manifestações e de pedidos de reuniões com os directores da empresa.

“O vídeo faz rir, mas a mensagem é séria. O fecho da fábrica deixa-nos sem nada, sem roupa, sem recursos e sem futuro", disse em comunicado Jorge Marcos, o porta-voz dos trabalhadores em luta.
A empresa suíça ABB (Asea Brown Boveri) - que ainda não reagiu ao vídeo, apesar de ele ter tido honras de abertura nos telejornais espanhóis - divulgou um comunicado confirmando a "reestruturação de sua divisão Power Products em Espanha para melhorar a viabilidade nas difíceis condições actuais do mercado espanhol".



Sem comentários: