terça-feira, 12 de junho de 2012

Peniche não merece isto

A velhice tem destas coisas. Com a idade vêm as doenças e a saudade, mas o pior de tudo é o abandono. E não é à toa que, isoladamente ou em conjunto, são estas as principais causas da morte.
É assim com o ser humano, poderá ser assim também com outros seres vivos.
A foto que hoje publico diz bem da aparente morte anunciada de (pelo menos) três das árvores que encostam à muralha no início (sul-norte) da avenida 25 de Abril.
Como há mais de 50 anos que eu as vejo por ali, presumo que terão já idade avantajada; entretanto, alguma praga ou doença lhes deu (com ou sem os pombos e rolas) e a verdade é que assim abandonadas - até pelo seu amigo de anos a fio, Mário Bandeira - daqui a pouco tempo cairão: de pé como é seu lema, mas mortas, portanto, baixa de vulto na exígua arborização penicheira.
A não ser que "alguém" faça o seu trabalho, ecologista ou não, ambientalista prático ou teórico, mas AMIGO: das árvores e de Peniche.


3 comentários:

Anónimo disse...

O problema destas arvores foram anos e anos de escrementos de pombos em demasia,agora que se resolva o problema que penso já ser tarde demais.todos sabemos que o escremento de pombo até a pedra destroi,as autoridades que resolvam pois era proibido alimentar os pombos e sempre fecharam os olhos...Peniche é assim uns podem coitadinhos...é amigo,deixa lá! plantam-se outras!!
desculpe lá o desabafo !abraço!

Unknown disse...

É verdade, Zé. Pode ser da idade, do clima agreste, mas provavelmente também dos excrementos dos pombos, sim. Mas se estão mortas, deviam ser retiradas e substituídas por outras, antes que caiam em cima de alguém. Serviram-me muitas vezes de abrigo, em dias de temporal, quando vinha da escola, no tempo em que não havia pópós à espera dos meninos à saída...

Candy disse...

Chegou o dia...

A morte anunciada!... As árvores arrancadas e... enfim!... assim se perderam algumas das mais antigas árvores de Peniche! :(

Para estas já não podemos olhar mais!