quarta-feira, 15 de junho de 2016

Penicheiradas

Falar sobre trânsito em Peniche tem sido a mesma coisa que não falar. Raras vezes os comentários e reparos, as opiniões e sugestões - públicas ou não - dos munícipes têm merecido por parte do respectivo pelouro camarário a mínima deferência, o mínimo esforço de resolução.
Por isso mesmo, tinha prometido a mim mesmo deixar de intervir publicamente no assunto neste meu muro de lamentações (e não só, felizmente).
No entanto, quer, como vítima de pré-acidentes, quer, como testemunha de acidentes de lesa pessoas e bens que, diariamente, ocorrem nas rotundas junto ao tribunal de Peniche, vou quebrar a jura e aqui propor uma simples solução que, no meu entender, reduzirá substancialmente o problema.
Ou seja: se a paragem dos transportes públicos (1) passar para o lado oposto da via e a passadeira de peões for adiantada para a zona (2) proposta, o maior fluxo de trânsito que ali entra (via Av. 25 de Abril) na 1ª rotunda passa a ter visibilidade antecipada sobre os peões e os passageiros que entram/saem dos autocarros fazem-no com segurança acrescida, pois, na sua maioria, enquanto peões seguem de imediato para as zonas de mais destinos na cidade.
Haverá outras soluções? Claro que sim!
Esta é uma proposta, venham outras e mais outras. Mas atendam ao problema, rapidamente!    



2 comentários:

Carlos Tiago disse...

Caro Amigo. Nem sempre a água mole em pedra dura resulta. Á pedras, como o diamante, “mal acomparado” claro, que quanto mais água mole correr, menos resultados se obtêm. A tua proposta é simplesmente o ovo de Colombo. Ainda bem que há munícipes que têm “dois dedos de testa” e não se importam de partilhar as suas ideias, mas não abdicando do seu direito de criticar. Não pares, nunca, de o fazer. A educação de um Pai é bem visível. Abençoado Pai.

Anónimo disse...

Boa proposta. Sei que o responsável pelo pelouro defende exatamente a mesma solução, mas com semáforos.

Cumprimentos,
T.M.