segunda-feira, 24 de março de 2008

ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS


Fui ver o filme “Este país não é para velhos” e confesso que me sinto inconformado com as minhas expectativas.
Primeiro porque pensei que o filme poderia ter algo a ver com Portugal; em segundo lugar porque, a crer num documentário feito nos bastidores das filmagens, julgava tratar-se de um filme violento.
Enganei-me ! redondinho !
Não quero contar a história, mas de toda aquela hesitação policial delegada num velho xerife americano) resulta uma permissividade quase colaboracionista com os criminosos; que, curiosamente, são todos os intervenientes do filme onde não há o académico “bom da fita”. Personagem dominante em Portugal nos nossos filmes de apitos e apitas, guerras de gangs, maus administradores, vingadores e cobradores…
Quanto à violência, deixem-me dizer que, para quem, diáriamente, lê as páginas da criminologia nacional, as cenas do psicótico Barden carecem ainda de alguma imaginação.
No entanto, um filme é um filme e este (ainda) vale a pena : uma história bem gizada com personagens "alternativas", diálogos "non-sense" e momentos escabrosos, actores de primeira linha e uma grande realização.
Se não gostei muito, é porque afinal velho sou eu ?!?!?

1 comentário:

Juju disse...

Oi!

Pois muitas vezes as nossas expectativas são goradas e isso não é sinónimo de que sejamos nós a não estar bem.
"Este país não é para velhos" Eu diria que esta escola/educação que nos querem impor é que não é para velhos.

Só mais uma nota. Adorei as frases sobre o mar que estão no início do blog!

M@ri@ de Liz