quarta-feira, 5 de março de 2008

GUINÉ - 1974 (Capítulo I)

Passam hoje 34 anos sobre o dia mais longo da minha vida.
Na aldeia-quartel de Chugué, no sul da Guiné (Bissau), eram 11,00 horas da manhã. Apesar da tensão permanente em que ali viviam perto de 250 militares portugueses e 200 ou 300 civis guineenses, era a hora do futebol entre os 3º e 4º pelotões da minha C.CAÇ 4747 - "Os Índios da Bolanha" (Companhia formada maioritáriamente por Açoreanos).
Mas também era a hora marcada pelas chefias militares do PAIGC para dar inicio a mais uma "flagelação" com morteiros, RPG's, balas foguetões 122 e tudo o mais que pudesse atingir os "tugas"que por ali andavam há perto de 500 anos.
O "flagelo" durou 6 horas: seis longas horas, inquestionavelmente menos que 5 séculos.
Não tendo causado feridas físicas, foi psicológicamente violentíssimo e repetiu-se mais do que uma vez; mas foi assim que eu - branco, apolítico e sem quaisquer acções da CUF, da Sacor ou da Central de Cervejas - ao estar ali no lugar do Marcelo Caetano, do cardeal Cerejeira ou das famílas Mello, Champalimaud e SottoMayor, aprendi a ser negro, democrata e apoiante incondicional da Liberdade.
Visitar: http://www.guiledje.org/.
Para constar: os Penicheiros que cumpriram o serviço militar na Guiné têm o seu 1º Encontro Concelhio no próximo dia 19 de Abril. Inscrições no Café Aviz/Peniche.

1 comentário:

Unknown disse...

E eu estava lá.
Um grande abraço deste teu eterno amigo
José Ministro Esteves