sexta-feira, 16 de maio de 2008

O COBRADOR DE FRAQUE



Nyon, Suíça, 16 Mai (Lusa) - O director de comunicação da UEFA, William Gaillard, explicou hoje que a eventual exclusão do FC Porto da próxima Liga dos Campeões em futebol "é uma opção em aberto" que só o Comité Executivo pode avaliar.
"Segundo informações que já recolhemos, ainda informalmente, a exclusão do FC Porto é uma opção em aberto. No entanto, a norma em causa não pode ser activada automaticamente. A última palavra competirá sempre ao Comité Executivo, se eventualmente se justificar levar o caso até essa instância", esclareceu o responsável à Agência Lusa.
A alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões impede a inscrição de um clube que "esteja ou tenha estado envolvido em alguma actividade relacionada em combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional".
Em causa está a condenação do FC Porto por dois crimes de tentativa de corrupção, uma sentença da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que não mereceu recurso dos tricampeões nacionais e que pode colidir com um dos critérios de admissão da UEFA para as competições europeias de clubes.
William Gaillard explicou que a UEFA espera primeiro que a Federação Portuguesa de Futebol envie toda a documentação relacionada com a condenação do FC Porto.
"Neste momento, esperamos que a Federação Portuguesa de Futebol nos informe oficialmente do que se passa. Mas é claro que a UEFA já conhece a condenação do FC Porto... nós lemos os jornais", ironizou.
O Benfica foi, até ao momento, o único clube que solicitou à Federação Portuguesa de Futebol que envie à UEFA a certidão da decisão da Comissão Disciplinar, que condenou o FC Porto à perda de seis pontos no campeonato que agora terminou, castigo que não comprometeu, porém, o terceiro título consecutivo dos portistas.
"Antes de, eventualmente, o Comité Executivo ser chamado a pronunciar-se, a UEFA tem de ser informada oficialmente do caso. Por isso, esperamos pela documentação da Federação Portuguesa de Futebol", repetiu o director de comunicação do organismo.

Sem comentários: