quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Checada em 27 actos.

David Cerny, polémico artista plástico checo, reconheceu terça-feira ter enganado a presidência checa da União Europeia (UE) com uma obra de arte monumental e provocadora (onde Portugal surge como uma tábua com três bifes), exposta desde segunda-feira na sede do Conselho dos 27, em Bruxelas.

A obra, baptizada «Entropa», é apresentada pelo catálogo oficial como a «Europa vista pelos artistas dos 27 Estados-membros da UE», quando é, na realidade, obra de um só artista plástico que inventou 26 artistas fictícios, com nomes falsos e falsas biografias.

"Provocadora e até chocante, a escultura gigante é formada de um puzzle dos 27 países europeus, com uma França tapada com um cartaz com a palavra «em greve», uma Áustria não atómica coberta de centrais nucleares, uma Alemanha coberta de auto-estradas em forma de cruz gamada ou uma Dinamarca construída com peças de Legos que lembram a caricatura de Maomé que indignou as comunidades muçulmanas em finais de 2005. A obra gerou polémica ao associar cada um dos países membros a estereótipos e clichés.

Assim, a Espanha aparece totalmente coberta de betão, Portugal surge como uma tábua com três bifes, com o desenho de três ex-colónias portuguesas em África, e a Itália é um campo de futebol. A Roménia alberga um castelo de Drácula, próprio de uma feira, e a Grécia é pasto de chamas. A Bélgica aparece convertida numa caixa de bombons e o mapa da Suécia advinha-se sobre uma caixa semelhante às que envolvem os móveis do Ikea.

Na Bulgária, só se vê um inodoro turco e no lugar do Reino Unido aparece um espaço vazio. Na Polónia, uns sacerdotes colocam uma bandeira arco-íris – símbolo do orgulho gay -, enquanto na República Checa um portal electrónico devia mostrar os comentários sobre o mundo e a UE do presidente checo, Vaclav Klaus, conhecido por ser um eurocéptico. O pequeno território do Luxemburgo está pintado com ouro falso, com um cartaz «Vende-se», e a Holanda está debaixo de água e já só sobressaem as torres de cinco mesquitas". (Lusa)



Sem comentários: