segunda-feira, 6 de julho de 2009

Meter Água


Porque tenho o hábito de beber água da torneira/rede pública, aqui há uns dias comecei a notá-la turva e com um sabor menos agradável, admitindo, ao mesmo tempo, que a anomalia fosse de pouca dura. Mas não foi.
Como o acaso tem as suas "coisas", hoje, a minha curiosidade sobre a canoagem Atouguiense levou-me à barragem de S. Domingos e, entre canoas, canoístas e seus movimentos, fixei-me na água: esverdeada, turva e com espuma. Caracteristicas normais deste tipo de água que, após o necessário tratamento em ETA, deverão desaparecer, tornando-a naquilo que aprendemos na escola: um líquido incolor, insípido e inodoro.
Mas não é esta água que tem chegado a Peniche.
E é aqui que a coisa pode feder. Não quero (sequer) pensar que o controle descontrolou, que o prestador não prestou ou que o fornecedor não forneceu. Sabendo-se que a complexidade do assunto exige eficiência e seriedade política, seria bom que as distracções da "casa mãe" não prejudicassem o bom trabalho dos SMAS no garante da saúde pública.
Por isso aqui fica o alarme. Que seja falso, são os meus votos sinceros.

3 comentários:

Manuel Leonardo disse...

Tive conhecimento que hoje mais uma vez fizeram uma descarga na barragem e disseram-me que era para limparem o fundo da barragem de Sao Domingos mas parece que a agua ja esta'smaro turva ha alguns dias , segundo a vossa noticia , o que quer dizer que o mal nao foi de hoje .
Nestes casos o segredo e' a alma do negocio e ninguem tem satisfacoes a dar a alguem !!.
Com os melhores cumprimentos do
Manuel Joaquim Leonardo

Peniche Vancouver Canada
Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos

Nuno Leitão disse...

Se eu só tivesse visto as fotos pensava que era na marginal sul em Peniche perto da ETAR

Anónimo disse...

Os meus vizinhos queixaram-se de ardor nos olhos e garganta quando tomavam banho em casa e disseram que a água estava "esquisita".