quinta-feira, 21 de março de 2013

Os grandes paineleiros!

O aperto orçamental dos principais canais da televisão nacional tem levado a dois fenómenos bem visíveis: spots de publicidade com duração de 15 minutos e programas infestados do "ligue já para o 760...... e ganhe" (um carro, uma motoreta, X euros, um fdsemana nos Farilhões, etc.)
O resto são, fundamentalmente, telenovelas. Que é o que se pode chamar aos programas sobre futebol e política e sobre política e futebol, passando, de vez em quando, por umas séries "policio-melodramáticas" produzidas em Portugal e Brasil ou num qualquer barraco mais ou menos hollywoodesco.
Neste contexto, fruto dos tempos ou do marketing partidário, canal de tv que se preze tem a sua rubrica especialmente dedicada ao estado político da nação - a que, pomposamente, chamam PAINEL e onde habitam figuras mais ou menos "importantes" da vida política nacional, consequentemente chamados de paineleiros.
É assim que ao guru Marcelo Rebelo de Sousa na TVI, se vêm juntar (entre outros), Santana Lopes na Correio-da-Manhã.TV, Jorge Coelho e Marques Mendes na SIC e, soube-se hoje, o "crème de la crème: José Socrates na RTP.
Tudo gente que passou por governos de Portugal, fez o que que fez (como estamos todos a ver e a sentir)  e agora vem bitaitear baboseiras, como que a branquear as filhas-da-putice de que TODOS foram coniventes e que levaram o país ao caos actual.
Até há poucos dias, em minha opinião, esta coisa da liberdade de expressão era do melhor que a democracia tinha.  Era, porque agora, o melhor mesmo, é a liberdade de rodar o botão e calar a boca dessa paineleiragem toda.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Vamos la' rapaziada....
Votem em branco ....
Digam aos vossos amigos de Peniche que teem mostrado que sao muitos e bons ...Votem em branco ....
GRITEM BEM ALTO : VOTEM EM BRANCO e Nao sujam mais uma cancao que serviu de pamaceira para os ladroes encobertos que saltaram para a arena das feras para serem comidos pelos dinaussaros .... a historia de um filme muito bem contada.
Ponham a mao na vossa consciencia e vejam a vossa contribuicao para este paraiso terrestre.
Votem em branco. Votem em branco ... Como sempre
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada