segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Contributos para melhorar Peniche.

O meu artigo de hoje vem na sequência de "arquitecturas" que me surgem de vez em quando. Como este espaço é meu, entendo que posso partilhá-las - tal como já o fiz em relação à ligação ao mar pelo norte do fosso das muralhas e/ou sobre a instalação de serviços públicos na fortaleza de Peniche.
(Por isso, podem tocar a reunir o pelotão de fuzilamento; não vai doer!)

Esta notícia sobre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa querer a Maternidade Alfredo da Costa para uma academia de saúde (?) foi a gota de água que me fez aqui deixar a ideia que venho alimentando desde que o encerramento do hospital de Peniche começou a parecer-me o corolário da mal disfarçada ofensiva economicista iniciada há sete anos pelo ministério da Saúde. Ou seja, quando em Março/2012 a população se juntou às elites políticas e sociais e, em uníssono, nos manifestámos na defesa intransigente na manutenção do nosso hospital.
Ora, se na prática a única resposta às reivindicações penichenses têm sido as sucessivas amputações feitas às valências do hospital, o autismo governativo e o desenho a que o ultraliberalismo troikista comprometeu a Saúde em Portugal só podem ter um objectivo: privatização.
Vêm aí as seguradoras, os fundos de pensões, os Mellos, as parcerias, enfim, nacional ou estrangeira, a Saúde vai melhorar na Bolsa.
Perante esta inevitabilidade, não seria melhor que, num golpe de asa, os penicheiros tomassem conta do seu hospital e o negociassem com o futuro?
Será que aquele edifício não tem condições para ser uma clínica (ou uma academia das que Santana Lopes fala) especializada em qualquer uma (ou mais) especialidades da Saúde? 
Julgo que sim. Então, e se como "compensação" fossem garantidos, por exemplo, os serviços de urgência e de saúde básica em regime público ao concelho de Peniche? 
Fica a ideia. Provavelmente, outras terão surgido ou aparecerão quando o tema voltar a incendiar-se. Hoje, o meu ego louco - contribuinte de ideias (umas) e de idiotices (outras) - fica satisfeito.
Amanhã veremos o lado poeta.
Quanto ao resto, haja fé e vontade - que a montanha, às vezes, move-se!

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Nenhum comentario ?

MENTIROSO !!!!

Manuel joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada