quarta-feira, 12 de março de 2014

Peniche não merece isto (7)

A poucos dias da inauguração do monumento aos Combatentes do Concelho de Peniche, prevista para o próximo dia 23, manifesto, desde já, a gratidão que me merecem os promotores da concretização desta justa e velha aspiração das gentes, directa ou indirectamente, ligadas aos combatentes do nosso concelho.
No entanto, a implantação do monumento: a 2 ou 3 metros à frente da esplanada de um estabelecimento comercial, para além da agressão visual que representará, lança-me a dúvida sobre o respeito pela dignidade exigida por esta (e qualquer outra) escultura tão carregada de simbolismo.
Provavelmente, a convivência (nem sempre pacífica) entre os frequentadores de esplanada e a estátua terá escapado na escolha do local, ou talvez não e se ache que é assim mesmo que este tipo de arte cumprirá o seu papel - tipo Fernando Pessoa no Chiado em Lisboa...
É claro, claríssimo, que não será a mesma coisa. Mas, por favor, não mudem o monumento ao Homem do Mar para o mesmo passeio do restaurante Canhoto (ou qualquer outro na Avenida do Mar), nem mudem a estátua da Nª Srª da Boa Viagem para o átrio de um dos hotéis à entrada da cidade.
Ah! e se pensarem mudar a Rendilheira de Peniche para a porta do Café Oceano, lembrem-se que o Zé Manel do Café Aviz pode não gostar da exclusividade!

Sem comentários: