segunda-feira, 6 de abril de 2020

Post' aberto à Governança

Camaradas e não camaradas (porque também os há...):

Para além da actual crescente hecatombe humana, a única certeza que o vírus Covid(20)19 - assim chamado para (tal como os  vinhos portugueses) se diferenciar dos que alguns chineses produziram nos anos anteriores - dizia eu que a única certeza dada, até agora, por esse fdp desse vírus, é a de que a crise económica já em curso irá ser das mais violentas de toda a história da humanidade.
Sendo verdade que, desde há um mês, essa certeza vem ganhando consistência diária, também é verdade que a Economia - das pessoas, das empresas e dos países - tem merecido muitos, mas mesmo muitos, mais movimentos de reflexão que de acção. 
Nós, portugueses, não somos excepção e aí andamos nós a reboque de sábios, de opinadores, de políticos, de patrões, de empregados, de ricos e pobres, enfim... não tem sido
(nem será) fácil travar a aceleração catastrofista do momento, mais a mais quando, acabada a prática das velinhas, o túnel ainda está escuro como breu.
Como se tamanha negrura não chegasse, de repente toda a gente empobreceu em menos de duas semanas: as acções/quotas de empresas,
 os iates, os porsches, os apartamentos na Linha, a moradia M12 na orla costeira, as bitcoins na Blockchain e as contas nas Suiça desapareceram quase por completo; nem o cartão de sócio honorário do clube da terra escapou.
Vai daí, é ver o choro colectivo que invadiu o diário nacional, sempre culminado com críticas ao que é feito pelo governo (socialista, diga-se), e as pedinchices da ordem para minorar o empobrecimento de uma parte do tecido empresarial (não tão socialista, claro!).
Aqui chegados, camaradas, acho que, teorizando, sei a solução mais viável para, sem grandes sobressaltos sociais, resolver com equidade a crise que se avizinha. No entanto, antes de vo-la revelar, e face ao que o maior representante do empresariado nacional exige, ainda arrisco uma outra solução menos drástica:
Os donos disto tudo - que nos últimos três anos (2016/17e18) deslocaram 30.000 Milhões de euros para offshores - transferem
(sem qualquer consequência fiscal) e investem metade dessa verba (15.000 Milhões de euros) na economia nacional; em contrapartida e proporcionalmente, o Estado investirá 5.000 Milhões de euros a fundo perdido e isentará de IRC os resultados das empresas assim intervencionadas por um prazo a acordar entre as partes.
Eis vinte mil milhões de euros para a economia privada. Camaradas Costa, Centeno & Cª, Lda., poderia ser assim, não poderia?
Pois... mas não era a mesma "coisa", pois não, engenheiro Saraiva?

Sem comentários: