sábado, 12 de julho de 2008

META(M )- NO !

Cientistas argentinos que têm estudado o lento sistema digestivo das vacas, para compreender o impacto do gás metano produzido por estas, sobre o aquecimento global, estão recolhendo o gás a partir dos seus estômagos, em tanques de plástico fixados ás suas costas.
Os pesquisadores terão concluído ainda que "cada vaca produz entre 1000 a 8000 litros de gás metano todos os dias". Sendo um dos maiores produtores de carne bovina do mundo, a Argentina, tem hoje mais de 55 milhões de vacas, pastando nos seus campos, libertando milhões e milhões de litros de gás metano.
Imagine-se, agora, que esta "produção" consegue ser embalada e reutilizada como combustível ...!
Por cá, já a contar com a habitual "tuga-imaginação", estes estudos não têm passado despercebidos e, o primeiro ministro Sócrates, prepara-se para juntar mais uma isenção ao pacote das suas últimas promessas alívio fiscal: quem reutilizar os gases que produz, deixará de pagar a contribuição áudio-visual na factura da EDP.
Pelo caminho que isto leva, daqui a uns anitos é ver a malta de tanque ás costas nos postos da Galp para "entregar" o seu gás. E ganharemos todos: os produtores e o planeta !
veja mais:
Argentina: Efeito estufa bovino

Sem comentários: