terça-feira, 23 de junho de 2009

# NEDA

A resistência ao radicalismo ayatollah e a luta pela Liberdade no Irão têm um novo símbolo.
Neda Soltan: iraniana, 26 anos, foi morta no sábado quando estava com o pai entre os manifestantes em Teerão, por um sniper das milícias Basij – forças paramilitares do regime.
A morte, filmada por telemóveis de manifestantes, chega à Web via Twitter, e depois, através do YouTube, chega ao conhecimento do Mundo.
A hipocrisia institucionalizada a ocidente tem mais uma razão que a alimenta. Mas, para a História da Democracia, o que fica é o (infeliz) nascimento de uma nova mártir: Neda - The Angel of the Iran.


1 comentário:

Anónimo disse...

A hipocrisia do mundo não-ocidental que permanece inflexível na adopção de valores que não apelidaria de "ocidentais" mas sim, "humanistas", é também o reflexo da hipocrisia do mundo ocidental. A passividade daqueles que, usando uma expressão norte-amercicana, "rule the world" deveria ser o maior sinal para nós, cidadãos do mundo, de que existem valores, na verdadeira acepção da palavra, que valem mais do que a vida daqueles que gritam mas não se fazem ouvir nem que, para isso, tenham que ser silenciados.