quarta-feira, 17 de junho de 2009

Civismo à Moda da Casa

Hoje assisti, pela enésima vez, à discussão entre um automobilista infractor e um agente da PSP, por causa do estacionamento de veículos no centro da cidade - na zona dos parcómetros, repito, na zona de estacionamento pago - num cenário à volta do habitual problema do estacionamento “por 2 minutos…” que, às vezes, (ultra)passa o limite da decência e toca as raias do “xico-espertismo”.

Neste caso de curto abuso, apesar de redutora, subscrevo a objecção do autuado: “ só aqui é que multam ? ”

De facto, é pouco lisonjeiro para um agente da autoridade ser questionado desta forma. Mais a mais quando, antes e durante a ocorrência, a poucos metros dali, o trânsito fluía impunemente pelo Largo 5 de Outubro, D. Pedro V e Rua José Estevão acima, como se ali não existissem dois sinais de trânsito proíbido. Para não referir os carros estacionados nesses largos, apesar da proibição afixada.

Este episódio passa-se diáriamente, há anos. Provávelmente, a Polícia terá as suas razões, mas o cumpridor da(s) lei(s) – especialmente o penicheiro que sabe do resto* – não pode conviver nada bem, por um lado, com a falta de civismo de muitos dos seus conterrâneos, por outro, com esta dualidade de critérios que, diga-se em abono da verdade, mais parece uma falta de respeito institucional: tamanho tem sido o desprezo das entidades reguladoras do trânsito local – nomeadamente, o pelouro da Câmara Municipal – pelas muitas reclamações, individuais e colectivas, apresentadas. Pela minha parte, esta é a terceira vez (em pouco mais de uma ano) que, publicamente, abordo o tema. O que, também já fiz em Assembleias, de Freguesia e Municipal.

Face à nulidade do resultado das muitas exposições e reclamações feitas por tanta gente, e para que Peniche deixe de ser candidata a capital da onda da pouca vergonha, proponho uma solução a que o Presidente da Câmara não resistirá:

- a criação de um Movimento Cívico de Apoio ao Cumprimento da Regulamentação do Trânsito de Peniche, através de Protocolo a celebrar, durante a entrega dos prémios da próxima Corrida das Fogueiras, entre a CMP a PSP, GDP, CRP, AEFCRP, ACISP, RN, BVP, ESP, IPL/ESTM, AMAP, CTT, SCMP, CGD, PM, etc. e tal.

Se esta fórmula não resultar, vai ser complicado resolver isto até ao Natal. Porque não temos Provedor da Justiça, o Governo não pode tomar grandes decisões até às próximas legislativas e o PR tem mais Boas Poucas Nacionais vergonhas em que pensar.

A não ser que Deus queira …

Então, assim seja!

*(1) (2) (3) (4)

12 comentários:

jp disse...

Quais Marinas Oceânicas, Pousadas, Museus do Mar, Cine Teatros, Bibliotecas, Reservas da Unesco, Centros de Alto Rendimento, Oceanários, Hotéis e Empreendimentos, etc......

É isto, superiormente retratado neste post, que em primeiro lugar nos separa de ser uma cidade em pleno.

Só uma saloiice pacóvia não o enxergará.

Anónimo disse...

Nos quatro exemplos mencionados, falta mais um: as cargas e descargas da av. do mar, que servem para os donos dos restaurantes terem lá o carrinho estacionado todo o santo dia, idem para as cargas e descargas na rua Alexandre Herculano, pois a carrinha das botijas ou pára em cima do passeio, ou em segunda fila, pois o lugar das cargas e descargas está ocupado pelo carro do dono da loja

Bento Gonçalves disse...

a PSP anda a dormir? a culpa aqui é claramente da PSP...logo do Min. Administração Interna...logo do Governo Xuxalista, ou será que de repente a CM Peniche tem que fazer o trabalho dos outros?

Tiago Gonçalves disse...

Na realidade choca-me ver que esta Câmara, a Câmara dos corajosos e determinados não consegue fazer nada, até as coisas mais simples. Mas pudera, com um vereador só para os pelouros das Finanças e do Trânsito a tempo inteiro é natural que não tenha havido tempo suficiente para se pensar numa forma de resolver este e outros problemas de trânsito. Mas logo aí se vê, a forma de resolver as coisas, manda-se as culpas para outros e está o problema, pensam eles, resolvido. E é esta a maneira comunista de lidar com os problemas incómodos. Não resolver, deixar para depois ou encontrar alguém que fique como responsável. Mas se uma coisa é clara, clara como a água da onda da nossa cidade capital, este problema do Largo 5 de Outubro e ruas adjacentes já percorre mais tempo por resolver em mandato da CDU que no do PS, e aqui, é só saber fazer contas. Mas vamos lá ao que interessa, porque de culpas para outros já está o penicheiro farto e cheio, será que é assim tão difícil resolver este problema? É que, antes que tudo, temos que ver que actualmente o Largo está ocupado, e antes não estava assim, por viaturas de comércio e serviços públicos que ali se encontram instalados, mas também, agora com viaturas de cidadãos comuns, enquanto parque de estacionamento, e zona de trânsito livre para viaturas de igual género. O que é que se pode fazer? Penso que era perfeitamente admissível admitir uma zona de estacionamento para as matrículas do serviço de apoio domiciliário e para os comerciantes na zona do parqueamento junto à fonte cibernética do Jardim, do lado do antigo hospital e ao mesmo tempo, colocar pinos removíveis por comando à distância atribuído aos comerciantes e aos serviços públicos para que possam fazer as cargas e descargas temporárias. Esta penso eu, é a melhor solução. Agora a da Câmara, ainda não vi nenhuma. Desculpem, vi, a de encontrar o bode expiatório na PSP.

Bento Gonçalves disse...

é isso...é isso!!
ó Tiago, a malta já sabe que muitos dos Cancros que continuam a minar Peniche vêm dos tempos do PS!
Mas em vez de enxotar a água do capote, pergunte lá em casa porque a PSP( a mando do Gov Civil de Leiria LOLOLOL) não resolvem os problemas de trânsito da Cidade de Peniche? Será que têm ordens directas do Gov. Civil? ou do Vice Gov. Civil? pois é...pois é !!

Anónimo disse...

Adolfo Hitler com aquilo que tu escreves queres que alguém te dê importância? Ó gonçalves não percas tempo a responder a estes tipos nojentos do PCP. Vai em frente que estás no bom caminho, continua a ser um homem com H, eles são com h muito pequenino. Força.

Anónimo disse...

Adolfo Hitler com aquilo que tu escreves queres que alguém te dê importância? Ó gonçalves não percas tempo a responder a estes tipos nojentos do PCP. Vai em frente que estás no bom caminho, continua a ser um homem com H, eles são com h muito pequenino. Força.

Anónimo disse...

Como é possivel que o Tiago Gonçalves diga que antes nao havia carros estacionado no Largo 5 de Outubro???? Deve andar a ver mal?? Sempre me lembro de carros estacionados indevidamente,sempre!!! Não vejo qualquer diferença de quando o seu pai era presidente!!! São todos a mesma coisa!!

Tiago Gonçalves disse...

Um esclarecimento para o último anónimo: "este problema do Largo 5 de Outubro e ruas adjacentes já percorre mais tempo por resolver em mandato da CDU que no do PS, e aqui, é só saber fazer contas." Parece-me que em lado algum digo que não havia o problema no mandato do PS, ao contrário de outros, reconheço as questões sem partidarites ou outros clubismos.
Agora aquilo que digo mais à frente, e que é indesmentível é que "é que, antes que tudo, temos que ver que actualmente o Largo está ocupado, e antes não estava assim, por viaturas de comércio e serviços públicos que ali se encontram instalados, mas também, agora com viaturas de cidadãos comuns, enquanto parque de estacionamento, e zona de trânsito livre para viaturas de igual género" e todos sabemos claramente que antes ainda era cumprida a sinalização de trânsito proibido, apesar da de estacionamento não ser. Ou seja, antes os serviços públicos e os comerciantes utilizavam o espaço para estacionamento e limitavam-se a isso e esse era o problema central desta questão, agora junta-se a isso o autêntico desrespeito pela regra que proibe aí o trânsito de viaturas, transformando um espaço pedonal numa rua normal e esse facto, diga-se o que se disser, é indesmentível porque todos os relatos apontam-no claramente quanto à sua temporalidade.
Um abraço

Zé Pedrosa disse...

Cópia da acta da Ass.Municipal de Peniche em 22.12.2008:
"O Sr. Presidente da Câmara reconheceu que a Comissão de Trânsito não tinha funcionado da melhor maneira …
Acrescentou que o problema do Largo 5 de Outubro era de resolução complexa e que o Comandante Operacional Municipal iria colaborar com a Comissão de Trânsito"

Anónimo disse...

Que tal abrirem a rua à circulãção automóvel para a Rua 13 de Infantaria (acho que é assim que se chama a rua do SMAS) ficar com um só sentido. Tou farto de ficar entalado com o autocarro da rodoviária, auto-caravanas, etc... Não tem lógica nos tempos que correm ainda existir uma rua com aquela largura com dois sentidos. Ponham semáforos... qualquer coisa, mas resolvam!!

Anónimo disse...

Algum dia a comissão de transito funcionou ?

Que é feito dos elementos da comissão de transito que ficaram de estudar o problema da citada rua e não só ?

Quantos foram os elementos que foram excluídos por não concordarem com a tendência do executivo ?

ENFIM !!!!!!


PENICHE NO SEU MELHOR