quarta-feira, 5 de maio de 2010

Penicheiradas

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, há dez anos em actividade lectiva crescente em Peniche, é um exemplo que abona a favor dos (penicheiros e não só) que sempre acreditaram na bondade do projecto IPL, quer sob o ponto de vista educativo/curricular, quer como passo importante para o GRANDE ABRAÇO definitivo que Portugal e tinha (e tem) que dar ao MAR.
Apesar de esta estrutura fazer movimentar directamente cerca de 1.400 pessoas, às vezes, parece que só quem aluga quartos, serve refeições ou frequenta a "night" penicheira tem a noção da importância desta população. Ou, então, quando as "praxes" e as "queimas das fitas" acordam a cidade semi-adormecida que, a custo, vai percebendo que o que lá vem não é turista, procissão ou marcha de carnaval, nem excursão da 3ª idade. Mas é diferente. E alegra a malta!
Entretanto, hoje, quando circulava na Estrada dos Remédios, assisti e participei nas perigosíssimas manobras automóveis e ginástica de peões a que se sujeita quem percorre aquele trajecto - desde Vila Maria até ao santuário - sem passeios, nem protecções, nem a sinalização minimamente exigida pela sua utilização diária por funcionários, professores e (muitos) alunos da ESTTM.
E, só para concluir: de facto, há coisas nesta terra que, parece, ainda não entraram bem no íntimo de certas pessoas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso é apanágio da nossa Câmara desde há muito.
É assim como que ... o triunfo dos
incompetentes (para fugir à terminologia Orwelliana).

Jmalamilas disse...

Pois, pois...