sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os reis lobbies

À primeira vista fiquei revoltado com a desfaçatez deste encontro entre banqueiros e o líder do PPD/PSD Pedro Passos Coelho.
Depois, de repente, lembrei-me do Natal: do nascimento do salvador, dos animais e seus pastores e, especialmente, dos reis magos.
Coisa linda! Encaixa perfeitamente na situação política que o país atravessa:
- Passos Coelho anda por aí insinuando-se como o putativo salvador da pátria, irredutibilidade aparente mas que merece a benção dos pastores do espectro político nacional, e os banqueiros, cumprindo a sua real vocação de magos, só têm que ir adorar o menino levando-lhe as suas oferendas, ou melhor dizendo - em vocabulário actual - garantindo-lhe a continuidade do sistema de nomeações para administrações, a fidelidade às bonificações por simpatia, o risco fino na avaliação de negócios familiares, colaboração para resolver(?) os casos BPN e BPP, enfim ... mais ou menos do mesmo.
Pena que os reis magos fossem três e os banqueiros quatro... é que assim a novela não encaixa bem no Natal.
Mas talvez não faça mal. Neste país sem rei nem roque, mais um rei - ainda que mago - não faz grande diferença, prometa ele ouro, mirra ou incenso e que, depois, nos calhe a fava!

Sem comentários: