sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A um GRANDE AMIGO de Peniche

Foi como "Airo-Correio" que assinei o meu primeiro artigo publicado no jornal "A Voz do Mar" em Abril de 1991.
Localmente, os tempos eram de forte debate político em torno da criação da freguesia de Bufarda: que, (segundo me recordo) nessa altura, contava com a oposição do PSD e do CDS e o apoio do PS e da CDU.
Os avanços, recuos e malabarismos do processo, em que intervi enquanto membro da Assembleia Municipal, deram origem à fábula que aqui reproduzo e que pode ser vizualizada clicando na imagem.

Mas, perguntam vocês, porquê hoje recorrer ao passado ?
Porque quero, desta forma, tentar fazer perceber, a quem tem a paciência de me aturar na blogosfera, a imensa gratidão que devo a quem me encorajou a ir mais além na intervenção cívica - especialmente pela forma escrita - de quem sempre recebi uma palavra animadora, quer pelas minhas intervenções enquanto autarca, quer pelos escritos (alguns "ousaditos para a linha editorial") que sempre me fez o favor de publicar no jornal da nossa terra.
Por isso sempre lhe chamo "professor" - porque é isso que António Alves Seara foi, é e será para os penicheiros que ao longo de 55 anos com ele se têm relacionado. Um mestre na arte de Ser é como eu gosto de lhe reconhecer.
Participar em qualquer iniciativa que contribua para agradecer ao prof. Seara é o mínimo que as gentes de Peniche podem fazer como retribuição
pela sua inexcedível dedicação às causas (todas) deste concelho.
Os meu agradecimentos nunca serão suficientes a quem escreveu:
"Creio que jamais saberei ao que vim.
Só sei que, aqui onde estou,
não sei se estou de passagem
ou se terei chegado ao fim."
Hoje, fica o grande abraço que aqui lhe expresso e o convite público para um jantar de homenagem feito por um grupo de ex-alunos seus.

Um grupo de ex-alunos do Professor Seara vai promover um Jantar de Homenagem a este insigne Pedagogo no próximo dia 6 de Fevereiro, pelas 20.00 horas, no Restaurante “O Paraíso do Foz“ (Alto do Foz, EN 247, nº 92 - Peniche).
Esta merecida e singela homenagem está aberta a todos os seus ex-alunos (da Escola Primária, do Ensino Recorrente e Educação Extra-Escolar, do Externato Atlântico e do Ensino Comercial), ex-colegas de profissão e amigos, os quais gostaríamos de associar a este momento.
Todos os que desejarem associar-se a esta manifestação de amizade e reconhecimento deverão inscrever-se na “Escola Velha”, junto da Professora Ilda Lopes, ou no Restaurante “Paraíso do Foz” ou, ainda, através de qualquer um dos contactos abaixo indicados, impreterivelmente até ao dia 01 de Fevereiro de 2010.
O preço do Menu é de 22,00€/pessoa

Contactos para Informações:

António José Cação – 934 126 639
António José Romão – 966 343 577
Francisco Félix – 965 486 288
Francisco Domingos – 961 135 166
Joaquim Raul Farto – 961 116 099
Restaurante “Paraíso do Foz” – 262 709 490

1 comentário:

estrela disse...

A história das gaivotas dos Farilhões é muito actual, quer para Peniche...quer para todo o país.
Gostei muito.
Belmira Estrela