domingo, 10 de janeiro de 2010

Ao dragão terrorista (amor com amor se paga)

Conspurcar a cerimónia de (justa) homenagem ao falecido treinador José Maria Pedroto, como fez há dois dias o cidadão Jorge Nuno Pinto da Costa, é, em minha opinião, mais um forte contributo para lhe atribuír o honorável título do maior arruaceiro português de todos os tempos.
Assim, e enquanto o 10 de Junho não chega, dedico-lhe um excerto da entrevista dada por António Lobo Antunes à revista Visão em Novembro de 2003:

"Ainda sonha com a guerra? (Visão)

Às vezes tenho um pesadelo tremendo. Sonho que me estão a chamar para voltar para África. Tento explicar que já fui, argumentam que tenho que ir. E o sonho acaba aqui. Nunca sonhei com tiros ou com morteiradas...

... Apesar de tudo, penso que guardávamos uma parte sã que nos permitia continuar a funcionar. Os que não conseguiam são aqueles que, agora, aparecem nas consultas. Ao mesmo tempo, havia coisas extraordinárias. Quando o Benfica jogava, púnhamos os altifalantes virados para a mata e, assim, não havia ataques.

Parava a guerra?

Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o melhor protector da guerra. E nada disto acontecia com os jogos do Porto ou do Sporting, coisa que aborrecia o capitão e alguns alferes mais bem nascidos. Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?

Não vou pôr isso na entrevista…

Pode pôr. Pode pôr. Faz algum sentido dar um tiro num sócio do Benfica?"



3 comentários:

Cabo Carvoeiro disse...

Sempre disse que Benfica era de utilidade publica, é o clube da uniào.
E como explicar que jà nao ganha nada ha tantos anos e cada vez tem mais adeptos.
Quando se entra numa casa do Benfica ninguem pergunta se é socio, a porta esta aberta a todos e é assim que se viva em paz, e saber viver em paz é um forma de inteligência.

Anónimo disse...

Ate parece que Pedroto só treinou o Porto. Investiguem o que Mario wilson diz quando Pedroto deixou de ser treinador da Académica e passou a ser Wilson (o grande capitão, como ficou conhecido). Lembrase quem começou a guerra Norte-Sul?
Um Abraço (Agora já não sei se pode ser sinal de amizade ou cumprimento, mas mesmo assim arrisco)
Jorge

Cabo Carvoeiro disse...

Glórias do Passado: José Maria Pedroto




http://www.vitoriasempre.net/main/index.php?option=com_content&view=article&id=332:glorias-do-passado-jose-maria-pedroto&catid=110:glorias-do-passado&Itemid=376