quinta-feira, 25 de março de 2010

Habemus Papam ?

O mundo Católico, perante o (re)conhecimento público da avalanche de casos sobre a má conduta sexual no interior da sua Igreja, tem que exigir o fim da secular dissimulação e a tomada de posições claras e extremamente vigorosas à hierarquia eclesiástica do Vaticano.
Em nome da Justiça e da Fé Cristã !


2 comentários:

Farelhão disse...

Nos dias de hoje, a Igreja Católica escusava de passar por esta vergonha. Com o avanço da cirurgia, quando um padre fosse ordenado seria também castrado, em nome do elevado espírito de castidade que preenche plenamente quem tem vocação sacerdotal (LOL). Nunca mais haveria padrófilos.
A alternativa seria a Igreja Católica convidar homens e mulheres INTEIR@S para as funções sacerdotais, tão castos como qualquer homem ou mulher o são.
Mas isso não será para este Vaticano e, muito menos, para o pastor alemão.

Manuel Leonardo disse...

O meu Jesus Cristo Proclamou a Castidade para os seus Seguidores ?

Ha' mais de cinquenta ,cinquenta e cinco anos ? Pela primeira vez veio a Peniche celebrar a semana da Pascoa o Dignissimo Teologo Doutor Galambas de Oliveira .
Numa sala cheia no entao novo Estelas Maris com cerca de setenta homens paroquianos deu inicio a' sua palestra e durante quase duas horas muito atentos ouvimos a sua magnifica pregacao . A finalizar perguntou aos presentes se algum de no's queria fazer algum comentario . Aguardando quem queria ser o primeiro a principiar o debate .
Aguardamos alguns minutos e ninguem queria intervir e ja' ia para dar terminada a pregacao naquela noite quando eu vendo que ninguem dizia nada ,levantei o braco e perguntei resolutamente : Senhou doutor - era assim que fomos informados que deveriamos dirigir a sua Excia -gostaria de saber porque era que os srs Padres nao se podiam casar ?
Olhando-me com olhar admirado pelo tema que eu queria ser esclarecido disse muito secamente :
Ja me estragaste a minha pregacao que tanto tempo levei a compor mas eu sem duvida vou esclarecer a ti e a todos vos o porque de os Srs Pades nao se poderem casar e no fim da semana todos ficarao eslarecidos . Esta noite ja nao me vou deitar para que amanha vos possa comecar a responder a essa tua interessante observacao.
Na noite seguinte comecando a sua prelecao deu como exemplo que os padres nao se podiam casar porque tinham de estar presentes em todas ocasioes de noite e dia quando as pessoas precisavam de ser atendidas nas sua doencas , na sua extrema uncao enfim em todas as situacoes melindrosa que era necessaria a sua presenca . Se fosse casado tinha que abandonar a sua mulher e possiveis filhos.
Respondi que os Senhores medicos abandonavam as suas Familias nas suas emergencias de noite ou dia ,chuvendo ou fazendo Sol calcorreando muitas das vezes por montes e vales das serras para levar o socorro , a salvacao das vidas ou a primeira saida de um bebe' para um Mundo que este nao conhecia , e dava-se de corpo inteiro a' sua Familia que muito o ajudava na sua sublime missao.
Parece que o meu Deus nessa ocasiao me dava as respostas certas para quase contradizer tudo que sua Reverencia me dizia e recebi diversos conselhos amigos para terminar todas as perguntas chegando - me alguns a dizer que poderia chamar a atencao a' Policia Internacional de Defesa do Estado e ter alguns dissabores .
Como Ja' nessa altura era o Homem que falava sozinho , nao tinha ninguem atra's das minhas costas nao liguei aos seus avisos e afortunadamente a PIDE como de costume nao se aproximou de mim .
Chegados ao final da semana de pregacao verifiquei que as minhas interrogacoes nao tinham sido esclarecidas .
Hoje tantos anos passados continuo com as minhas duvidas se este problema nao se resolvia com facilidade ,mas como sempre , o Eu Posso , Quero e Mando vai continuar ate' ao descredito total .
Como bom catequista que sou aqui vai com os meus cumprimentos a Ladainha de Peniche :
Salvem o Porto de Pesca , Salvem o Hospital , Salvem Peniche , Reparem a ETAR e Sereis Salvos .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada