segunda-feira, 22 de março de 2010

Quatr'águas

Aqui pelos www's alguém dizia que "a continuar o desperdício da água, a sua última gota será uma lágrima de arrependimento". Por isso hoje podia aqui deixar uma postagem direccionada à importância que a água tem para tudo o que é vida: com avisos solenes, estatísticas, promessas, testemunhos e celebrações de fato e gravata.
Poder podia... mas não era a mesma coisa.




Meus senhores eu sou a água
que lava a cara, que lava os olhos

que lava a língua e os entrefolhos.
Meus senhores aqui está a água
que bebe o homem, que bebe o cão
que lava a tromba e o berbigão.
Meus senhores eu sou a água
que lava o sangue dos paninhos
que lava as guelras e os grelinhos.
Meus senhores aqui está a água
que rega rosas e que o lume apaga,
que o mau cheiro tira às linguas que lava.
(Adaptação livre do poema: A ÁGUA de Bocage)

1 comentário:

Unknown disse...

Pois é,a água é um bem essencial, o qual devia ser poupado e em certos casos aproveitado.
Muitos talvez não saibam que em Peniche existe uma das maiores cisternas do país, e actualmente está cheia de água. Porque não aproveitar essa água, nalguns serviços municipais, como: regas de jardins, limpezas, etc.Certamente, era alguma despesa que a Câmara podia evitar com a água, e evitava o desperdício da mesma.